Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Rusga de S. Vicente desceu ao terreiro com magusto
SC Braga: Emprestados de regresso para serem analisados à lupa por Carvalhal

Rusga de S. Vicente desceu ao terreiro com magusto

Metade dos alunos do D. Diogo obteve 20 valores no exame nacional de Matemática

Rusga de S. Vicente desceu ao terreiro com magusto

Braga

2019-11-11 às 09h14

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Rusga de S. Vicente de Braga promoveu ontem o 9.º magusto tradicional, no terreiro da Torre de Menagem. Além de danças e cantares, a rusga assou 50kg de castanhas que distribuiu pela assistência.

Pelo 9.º ano consecutivo, a Rusga de São Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho voltou a “descer ao terreiro da Torre” onde promoveu um magusto típico que conquistou quem ontem andava pelo centro da cidade de Braga.
Enquanto assavam e distribuíam 50 kg de castanhas, acompanhadas com vinho tinto, os elementos da rusga foram tocando e dançando temas bem populares.
José Ribeiro Pinto, presidente da Rusga de São Vicente, contou ao ‘Correio do Minho’ que esta iniciativa, que cativou uma grande moldura humana, tem o propósito de fazer relembrar uma tradição antiga das aldeias.

“Ainda estão cá pessoas que se lembram desta tradição. O domingo era um dia especial. As pessoas levantavam-se, tratavam dos animais e das tarefas caseiras antes de ir à missa. Após a eucaristia iam almoçar e de tarde tinham algum tempo para conviver, até à hora de rezar o terço. Esse convívio acontecia no adro da igreja e o magusto era desses momentos de convívio”, explicou. Além da fogueira, onde eram assadas as castanhas, a animação era proporcionada pelo cantar de cantigas, acompanhadas ao som de um violão, de uma rabeca ou uma concertina. “Era assim que se confraternizava”, referiu. Ontem, com São Pedro a ajudar no tempo, a Rusga recriou no terreiro da Torre de Menagem esses momentos de convívio de antigamente.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho