Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Ruivães e Campos: da preservação das tradições e memórias à valorização do património para o futuro
Turismo sustentável em destaque no ‘Hackathon’

Ruivães e Campos: da preservação das tradições e memórias à valorização do património para o futuro

Serviço Educativo de Braga Media Arts com mais de 20 actividades entre Setembro e Dezembro

Ruivães e Campos: da preservação das tradições e memórias  à valorização do património para o futuro

Cávado

2025-06-13 às 06h00

Rui Miguel Graça Rui Miguel Graça

Entre pontes lendárias, tradições comunitárias e paisagens verdejantes, há um património imenso na União de Freguesias de Ruivães e Campos. Descobrir a história e as estórias, viver a cultura e a hospitalidade genuína de quem preserva com orgulho a alma destas terras é um mote imperdível.

Citação

A União de Freguesias de Ruivães e Campos é um território onde a beleza natural se funde com a riqueza histórica e cultural. Dividida entre dois núcleos com identidade própria, esta união representa bem o equilíbrio entre a preservação da tradição e a valorização do património para o futuro.
Ruivães é uma freguesia marcada pela história e pelos testemunhos vivos do passado. Um dos episódios mais marcantes foi a passagem das Invasões Francesas, que aqui deixaram rasto e memória. Mas é sobretudo através do seu património edificado e natural que a freguesia revela toda a sua riqueza.
A imponente Ponte da Misarela, também conhecida como a ‘Ponte do Diabo’, é um dos seus maiores ícones. Construída sobre o rio Rabagão, entre escarpas e vegetação luxuriante, esta ponte medieval é envolta em lendas populares e histórias de fé e coragem. O seu enquadramento natural e místico torna-a um dos pontos mais visitados da região.
No centro da freguesia encontra-se o Pelourinho de Ruivães, classificado como Imóvel de Interesse Público. Este símbolo da antiga autonomia administrativa do concelho de Ruivães é um testemunho da importância histórica que a localidade teve em tempos passados.
Já em plena comunhão com a natureza, destaca-se a zona de lazer do Poço das Traves, um local que outrora servia como ponto de travessia do rio e espaço de convívio e trabalho. Hoje, proporciona áreas de descanso e a serenidade do som recorrente da água a cair.
A freguesia de Campos encanta pela sua autenticidade rural e pela forma como preserva e partilha as suas tradições.
Um dos maiores símbolos dessa identidade é o Forno Comunitário de Campos, um espaço de convívio e de memória coletiva. Aqui se realiza anualmente o Ciclo do Pão, uma actividade inserida no projeto ‘Sentir Vieira’, promovido pela Câmara Municipal de Vieira do Minho. Este evento oferece aos visitantes a possibilidade de acompanhar todo o processo tradicional da confecção da broa de milho, desde a moagem no moinho de água até à cozedura em forno a lenha, num ambiente de grande participação e animação, que inclui degustações, chegas de bois e música tradicional.
A freguesia de Campos foi classificada como ‘Aldeia de Portugal’ pela Associação de Turismo de Aldeia, distinção que reflete a autenticidade das suas tradições e a beleza do seu património natural e que encanta pela sua autenticidade rural e pela forma como preserva e partilha as suas tradições.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho