Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Roteiro de Presépios e mercado tornam Natal arcuense mais apelativo
Freguesias de Guimarães com recolha de resíduos porta-a-porta

Roteiro de Presépios e mercado tornam Natal arcuense mais apelativo

Tiago Ferreira: “No primeiro treino fui para a baliza... nunca mais saí de lá”

Roteiro de Presépios e mercado tornam Natal arcuense mais apelativo

Alto Minho

2022-12-02 às 08h03

Miguel Viana Miguel Viana

Programa ‘Magia de Natal’ decorre até ao dia 6 de Janeiro e é composto por mais de 40 iniciativas. O Roteiro de Presépios é a grande novidade deste ano e pretende levar mais visitantes a locais como o Mezio, o Soajo, a Peneda e Sistelo.

Citação

Um Roteiro de Presépios e um Mercado de Natal são as principais actividades do programa ‘Magia de Natal’ que a Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez está a promover até ao dia 6 de Janeiro do próximo ano.
O programa foi apresentado anteontem pelo presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, que se fez acompanhar da vereadora da Animação Cultural e Recreativa, Emília Cerdeira, e do vice-presidente executivo da Associação Comercial e Industrial dos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, Francisco Araújo.
Ao todo estão previstos mais de 40 eventos que envolvem aproximadamente meia centena de instituições.
O autarca arcuense destacou o envolvimento da comunidade (escolas e associações), em especial no Roteiro dos Presépios.

“O roteiro pretende chamar a atenção das pessoas para a possibilidade de passearem naqueles sítios emblemáticos do ponto de vista do turismo e do património e vê-los numa perspectiva natalícia. Também queremos arranjar mais um motivo para as pessoas poderem ir e participar nestas iniciativas”, afirmou o autarca arcuense João Manuel Esteves.
Os presépios vão estar no paço de Giela, no Centro Interpretativo do Barroco, na Biblioteca Municipal, nas Oficinas Padre Himalaya, na Casa das Artes, na Porta do Mezio, no Soajo, nas lagoas da Travanca, em Aguiã, Senharei e no Largo do Cruzeiro de Sistelo

O Mercado de Natal decorre entre os dias 16 e 18 deste mês, no Campo do Trasladário. “O Mercado de Natal vai ao encontro da promoção dos produtos locais e do artesanato e é um chamariz de pessoas durante um fim-de-semana alargado. Podemos, assim, apoiar os nossos artesãos”, destacou o autarca arcuense.
O vice- presidente executivo da ACIAB, Francisco Araújo, destacou que este ano houve a preocupação de reduzir a factura da iluminação de Natal, sem perder o brilho da quadra.
“O objectivo é termos uma vila encantada com as restrições que nos pedem. Pedimos à empresa responsável que faça mais com menos custos, com recurso a lâmpadas LED. Vamos fazer mais iluminação com mens consumo”, disse Francisco Araújo.

As luzes vão estar ligadas entre as 18 e as 24 horas, até ao dia 6 de Janeiro (Dia de Reis).
O representante dos comerciantes e empresários frisou ainda a existência de um Concurso de Montras (ao qual já aderiram 75 empresas) e o Sorteio de Natal, a 6 de Janeiro. Vão ser atribuídos mais de 13 mil euros de prémios, através de cheques-prenda adquiridos nas lojas.
A vereadora Emília Cerdeira procedeu à apresentação detalhada do programa ‘Magia de Natal’, e aproveitou para dizer que as árvores de Natal que vão ornamentar as ruas, “são naturais e resultam de uma ‘monda’ (corte selectivo de árvores)”.

O programa inclui ainda uma exposição de árvores de Natal em frente à Câmara Municipal, o Natal Run Solidário (dia 18) , os concertos dos UHF (dia 19) e da Áurea (dia 22), do Emsemble Na Rota dos Peregrinos, o espectáculo de marionetas ‘Lumen’ (dia 16), as’Aventuras de Natal’ para crianças e respectivas famílias, e a Passagm de Ano com animação musical e fogo de artifício.
Este ano, a autarquia arcuense investiu cerca de 75 mil euros na realização das actividades e espectáculos que compõem o programa ‘Magia de Natal’.
As iluminações de Natal são da responsabilidade da ACIAB e custaram cerca de 30 mil euros.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho