Misericórdia de Barcelos cria unidade de Convalescença
2025-03-28 às 06h00
Protocolo entre a Fundação Cupertino de Miranda, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e o Turismo do Porto e Norte de Portugal permite atrair mais visitantes ao território.
A Fundação Cupertino de Miranda, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal assinaram ontem um protocolo de cooperação no âmbito das Rotas do Norte/Escritores a Norte.
O acordo tem como objectivo valorizar os lugares que marcam a vida e obra de escritores portugueses.
“É uma rota mais imaterial, onde há locais para visitar, mais associados à vida do escritor e é preciso dar a conhecer o património literário, de modo a que seja percepcionado e fruido pelos visitantes. Apesar de ter-mos por trás de tudo isto uma estratégia de promoção turística, todo este trabalho beneficia toda a população”, declarou António Cunha, presidente da CCDR-N.
António Cunha mostrou-se convicto de que é perfeitamente possível conciliar o turismo com o ambiente e com a cultura.
O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Pedro Oliveira, considerou que Famalicão tem todas as condições para integrar a rota, devido ao legado de Camilo Castelo Branco. “Comemoramos, este ano os 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco. O município de Famalicão, no anterior Quadro Comunitário de Apoio, submeteu uma candidatura a este projecto ‘Camilo Rotas do Escritor’, onde envolvemos vários parceiros. Previamente o município já tinha feito este trabalho de promoção de Camilo Castelo Branco”, disse Pedro Oliveira.
O vereador acrescentou que o protocolo assinado entre as três entidades “vai valorizar o nosso território.”
O presidente da Fundação Cupertino de Miranda, Pedro Álvares Ribeiro, deu conta de que as Rotas do Norte/Escritores a Norte vão “dinamizar todo o território do Norte com ambição e audácia”.
Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, salientou que as rotas permitem “uma melhor distribuição de turistas pela região. Estas rotas funcionam como âncoras na entrada de turistas fora do Porto. Temos a vantagem de ter uma região muito rica em património cultural, com muitas casas, muitos lugares, muitos espaços vividos pelos turistas. Estamos aqui para ajudar na promoção”.
As Rotas do Norte/Escritores a Norte integram referências a escritores como Agustina Bessa-Luís, Alexandre Herculano, Almeida Garrett, Aquilino Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Eugénio de Andrade, Ferreira de Castro, Guerra Junqueiro, José Régio. 4. Manuel António Pina, Maria Ondina Braga, Miguel Torga ou Sophia de Mello Breyner Andresen.
O protocolo assinado estabelece qie compete à CCDR-N, disponibilizar apoio ténico e científico. coordenar a realização de eventos à escala regional, identificar possíveis fontes de financiamento e a divulgação pública de iniciativas. O Turismo do Porto e Norte de Portugal supervisiona a promoção da rota, disponibiliza directórios actualizados de bens e espaços aderentes, e apoia acções de capacitação dos promotores ou gestores.
A Fundação Cupertino de Miranda é responsável por elaborar um plano estratégico para o desenvolvimento da rota) e implementar actividades de capacitação de actores e medidas de qualificação ou certificação de roteiros literários e respectivos espaços.
19 Abril 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário