Associação entregou candidatura da calçada portuguesa a Património Mundial
2025-02-18 às 09h00
O número cresceu nos últimos tempos, facto que comprova o aumento da aposta no enoturismo na região. Dora Simões, presidente da Comissão, acredita que em breve a rota vai ser ainda maior e com novas ofertas.
No dia em que se celebrou a cultura do Eixo Atlântico em Viana do Castelo, capital do Alto Minho, também na casa do Vinho Verde, no Porto, exibiam-se mordomas devidamente trajadas à minhotas. Ouvia-se dizer alvarinho e bacalhau em várias línguas, depois de provada a sopa de peixe da nossa costa, e os olhos sorriam perante um pão-de-ló de ovos moles que antecipava o café e as conversas, a troca de impressões em diversas línguas entre especialistas dos vários cantos do planeta. Português com açucar, hispânicos, italianos, gente do centro e norte da Europa, desde loirinhos a ruivos, até personalidades asiáticas preencheram os jardins, as varandas e as salas do Palacete Silva Monteiro. Foram tirando fotos, foram admirando a arquitectura e apreciando os néctares da região.
A Casa do Vinho Verde abriu as portas a uma operação de charme para jornalistas, compradores, operadores turísticos, cerca de duzentos que se encontram em Portugal para participar na Wine & Travel Week, evento direccionado para o enoturismo que vai ter mais de oitenta acções espalhadas por todo o Portugal continente e ilhas até à próxima segunda-feira.
Se a mineralidade e o lado mais floral do alvarinho é já sobejamente conhecido, tal como a frutalidade dos loureiros, percebeu-se algum espanto nos avessos e muita curiosidade para conhecer os rosados. São estilo lambrusco?, questionou-me uma agente italiana, enquanto que lhe sugeria experimentar um Espadal, da casta espadeiro ou um padeiro de Basto, para alcançar uma verdadeira imersão na região dos Vinhos Verdes. Tomou nota, prometendo que iria provar…
Dora Simões, anfitriã do encontro, abordou a sua importância, até porque “reúne personalidades das grandes capitais mundiais do vinho e do enoturismo”. “Recentemente apresentamos uma agenda que serve de ferramenta de trabalho para os produtores e os agentes do território, no sentido do que deve ser trabalhado e implementado no território e o enoturismo era um dos pontos que lá figuram, tal como os mecanismos da oferta”, começou por referir a presidente da Comissão de Viticultura dos Vinhos Verdes. “Temos actualmente cerca de quatro dezenas de agentes de enoturismo na região, recentemente esse número cresceu, e acredito que vai continuar a crescer nas várias sub-regiões da nossa região”, começou por referir Dora Simões. “Cada uma tem a sua identidade, as suas suas tradições, os seus tesouros, a sua gastronomia. A região é riquíssima”, destacou ainda a presidente da Comissão dos Vinhos Verdes, salientando que nesta acção participaram “doze agentes da rota dos vinhos verdes” - Aveleda, Quinta de Arcas, Casa de Santa Eulália, Feel & Soul, Casa da Tojeira, Quinta da Lixa, Palácio da Brejoeira, Soalheiro, Quinta de Santa Cristina, A & D Wines, Quinta da Raza e Quinta da Lourosa.
Nuno Pires, da Wine & Travel Week, destacou que “a base do evento é proporcionar negócios”, “ampliar a rede existente no capítulo do enoturismo” e dando “a conhecer aos agentes do território Portugal e todas as regiões vínicas”. “A Essência do Vinho, que reúne no Porto 400 produtores, é uma das faces mais visíveis deste projecto, mas são oitenta acções, que incluem idas ao território e o concurso dos dez melhores de Portugal por um painel de jurados internacionais e de grande reputação.
18 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário