Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Romaria de Nossa Senhora da Peneda regressa em Setembro a Arcos de Valdevez
Prevenir é a melhor forma de mitigar o flagelo diabetes

Romaria de Nossa Senhora da Peneda regressa em Setembro a Arcos de Valdevez

Natas de vinho do Porto é a iguaria inovadora servida na Pastelaria Soares

Alto Minho

2018-08-29 às 06h00

Redacção

Freguesia de Gavieira celebra romaria, que tem lugar entre 1 e 8 de Setembro. Além do programa de cariz religioso, as festividades integram também uma vasto programa cultural.

A freguesia de Gavieira, em Arcos de Valdevez, volta a acolher, de 1 a 8 de Setembro, a Romaria de Nossa Senhora da Peneda, uma festividade de cariz religioso e cultural, muito procurada a nível local, nacional e até internacional.
Para o Município de Arcos de Valdevez e a Confraria de Nossa Senhora da Peneda, esta é uma celebração que “segue a tradição das grandes peregrinações marianas, onde a envolvente paisagística natural, neste caso integrada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, favorece o desenvolvimento de uma ambiência festiva e de um espírito celebrativo muito próprio, fazendo desta romaria uma das maiores e mais fascinantes de todo o Alto Minho”.
As festividades seguem um programa preenchido com várias celebrações religiosas, desde missas, procissões com o Rosário e Oração de Vésperas; Oração de Laudes, Via Sacra e Exposição do Santíssimo. ´
No dia 6, pelas 22 horas, terá lugar o ‘Hino Akathistos’ em honra da Virgem, Mãe de Deus (Beijo da imagem).

A romaria encerra no dia 8 com a Eucaristia, pelas 11 horas, e Procissão da Festa da Natividade de Maria.
A romaria integra um programa cultural onde se destaca, no domingo, 2 de Setembro, os ‘Fados à Senhora’, com a actuação do fadista arcuense Marco Rodrigues e a exposição de fotografia ‘Peneda: Esculturas e Formas’.
No dia 6, pelas 21 horas, tem lugar a Bênção de Concertinas, a decorrer no santuário, seguida de desfile até ao recinto do baile popular. Segue-se o ‘Hino de Akathistos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.