Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
‘Rodinhas na Quinta’ incentiva os mais novos a andar de bicicleta
PSD aposta em lista “100% do distrito”

‘Rodinhas na Quinta’ incentiva os mais novos a andar de bicicleta

Jovem escritor amarense alerta para o flagelo do ‘bullying’

‘Rodinhas na Quinta’ incentiva os mais novos a andar de bicicleta

Braga

2025-02-14 às 06h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

Projecto foi apresentado, ontem, e disponibiliza bicicletas para os mais novos aprenderem a andar.

Citação

São rodinhas pedagógicas e com um objectivo educativo. Quem visitar a Quinta Pedagógica de Braga tem agora um novo serviço disponível: projecto ‘Rodinhas na Quinta’ é desenvolvido em parceria com a Decathlon, que ofereceu as oito bicicletas e capacetes, e tem como objectivo ensinar as crianças a andar de bicicleta, promovendo, ao mesmo tempo, hábitos de vida saudáveis e mais ecológicos.
“Este projecto era uma ideia que tínhamos há já muito tempo e que queríamos concretizar, um projecto educativo, de sensibilização e de aprendizagem para os mais novos. Atendendo ao espaço, configuração e tipo de pessoas que frequentam a quinta não era exequível fazermos uma espécie de pista para as pessoas andarem de bicicleta. Era preciso criar as condições necessárias, que fosse um modelo de bicicletas mais pequenas, numa fase de iniciação, para não causar constrangimentos ao normal funcionamento da quinta e dos próprios visitantes que frequentam o espaço”, explicou o vereador do Ambiente, Altino Bessa, lembrando que o projecto destina-se a crianças até aos 10 anos.

“A Quinta tem um contexto muito familiar, há muitas pessoas que vêm para aqui com os filhos passear e para além de tudo o que a quinta oferece queríamos dar este complemento, num cenário só de aprendizagem e iniciação ao uso da bicicleta. Agradecemos à Decathlon que, desde logo, se disponibilizou para nos oferecer as bicicletas e para ser nosso parceiro”, sublinhou.
Altino Bessa destacou o “contexto escolar”, da Quinta Pedagógica, mas acrescentou ser “um espaço que tem uma frequência muito grande do ponto de vista familiar”: “no ano passado, atingimos o maior número de sempre de visitantes, com 63 mil visitantes, é um número significativo, porque trouxemos cada vez mais iniciativas e projectos para dentro deste espaço”.
Vereador do Ambiente realçou ainda que o facto do espaço ser contíguo à Ecovia da Ribeira de Castro que vai ligar ao Rio Torto e “parece-nos que esta conjugação de trazermos para aqui este processo de aprendizagem incentiva também os jovens à prática do desporto e hábitos saudáveis”. “Com a dinâmica que vamos implementando ao nível das ciclovias e ecovias temos que ter pessoas preparadas e com prática para as utilizarem com o uso da bicicleta”.

“Na Decathlon, acreditamos que o desporto pode ser alavanca para melhorar a sociedade”

Os alunos do primeiro ano, do Centro Escolar de S. Frutuoso, apadrinharam o projecto ‘Rodinhas na Quinta’ e foram os primeiros utilizadores das bicicletas oferecidas pela Decathlon, o parceiro desta iniciativa. Objectivo é envolver os mais novos na prática desportiva, incentivando a hábitos de vida saudáveis.
“Fomos desafiados pela Quinta Pedagógica para ter esta actividade e promover a actividade física e aceitámos com todo o orgulho. Faz parte daquilo que é nosso sentido, que é mover as pessoas através da alegria dos desportos e criar um impacto positivo na comunidade”, destacou Francisco Rema, director da Decathlon de Braga, satisfeito pela parceria com o município.

Assumindo “o compromisso de continuar a trabalhar e a mover todos os bracarenses” em torno da alegria do desporto, o responsável realçou a mais-valia do projecto, permitindo cativar os mais novos para a prática desportiva.
“Acreditamos que o desporto deve ser para todos e deve estar ao alcance de todos e com isto o objectivo principal é que cada vez mais pessoas pratiquem actividade física, que tenham prazer e, acima de tudo, que se queiram mexer dentro da comunidade. Na Decathlon, acreditamos que o desporto vai além daquilo que é o prazer individual e que pode ser uma alavanca fundamental para melhorarmos o que é a sociedade. Estamos comprometidos em trabalhar cada vez mais perto dos bracarenses, para activar cada vez mais crianças e famílias e todos aqueles que visitam este espaço pedagógico”, frisou Francisco Rema.

Projecto arrancou com oito bicicletas oferecidas pela Decathlon - para uso gratuito dentro da Quinta Pedagógica -, número que poderá aumentar caso a procura assim o justifique.
“Estamos expectantes pela adesão e, se houver vontade da Quinta para isso e se a comunidade aderir à iniciativa, estamos disponíveis para aumentar a oferta”, rematou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho