Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Ricardo Rio: “Uma celebração dos protagonistas que fazem de Braga uma cidade melhor”
Pinturas de António Teixeira na Loja do Turismo de Valença

Ricardo Rio: “Uma celebração dos protagonistas que fazem de Braga uma cidade melhor”

Vizela: Quarenta requalificações de vias em curso

Ricardo Rio: “Uma celebração dos protagonistas  que fazem de Braga uma cidade melhor”

Braga

2024-12-06 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

53 Medalhas de mérito e de honra foram atribuídas a várias entidades e personalidades que se notabilizaram pelos seus feitos. Para Ricardo Rio, estes são os protagonistas de Braga, e este foi um agradecimento público pelo contributo dado à cidade.

Citação

No Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade, o Município de Braga atribuiu 53 medalhas de mérito e de honra a várias entidades e personalidades, que se notabilizaram pelos seus feitos cívicos ou méritos pessoais. Nas palavras de Ricardo Rio, “este não é um acto banal, mas uma celebração da vida e da história de Braga, uma celebração dos seus protagonistas, que com um percurso de excelência, e uma dedicação ao serviço público fazem de Braga uma cidade cada vez maior e melhor”.
A cerimónia, que teve lugar ao final da tarde de ontem no Theatro Circo, veio homenagear um leque muito diversificado de personalidades e entidades. Pessoas e instituições com perfis muito diversos, pertencentes às mais variadas áreas, desde a Educação, à Saúde, passando pela Cultura e pelo Desporto.

No dia de ontem, o presidente da Câmara Municipal de Braga começou por sublinhar que “este não é um acto banal, é um momento em que queremos celebrar a vida e a história da cidade de Braga, que tal como qualquer cidade se faz com protagonistas, com pessoas. É preciso um percurso de excelência, um legado (para aqueles que já não estão entre nós), uma dedicação ao serviço público nas mais diversas áreas de intervenção que devemos enaltecer. É preciso uma conduta e trabalho inspiradores. Todos sem excepção são os melhores entre os melhores. São aqueles que fazem de Braga uma cidade cada vez maior e melhor”.

Ricardo Rio lançou um desafio a todos os presentes, convidando-os a representarem numa folha em branco a sua cidade ideal. Em seguida, contudo, completou alertando para a inexistência da cidade perfeita. “Braga não é uma cidade perfeita, mas poucas cidades terão sofrido uma transformação tão intensa e impactante como a que Braga viveu ao longo dos últimos anos”, frisou.
Rio apontou Braga como um “modelo de crescimento inclusivo, de crescimento sustentável, de crescimento pela inovação, sempre em parceria e colaboração entre todas as instituições e com o envolvimento dos cidadãos na construção de uma visão de futuro e implementação de múltiplos projectos”.
O contributo dos protagonistas ontem reconhecidos foi mais uma vez sublinhado pelo presidente do município bracarense. “Estes protagonistas têm vindo a dar o seu contributo para fazer de Braga esta cidade global e cosmopolita, uma cidade modelo a nível nacional e internacional. A todos os que para isso contribuem diariamente quero agradecer. É para isso que serve esta homenagem de hoje. Braga é construída por todos, é uma cidade onde tudo pode acontecer”, considerou o presidente Ricardo Rio.

53 Medalhas de mérito (ouro e prata)

A Medalha Grau Ouro foi atribuída a: António Ferreira, António Cândido de Oliveira, António Marques, Basílio Mendes Abrantes (a título póstumo), Fernando Alexandre, Fernando Torres, João Gomes Oliveira, João Maurício Salgueiro (a título póstumo), José Sampaio (a título póstumo), Luís da Silva Pereira, Marcelino Pires, Maria da Graça Moura, Marion and Hans-Peter Brockhaus, Miguel Bandeira e Rui Guimarães (a título póstumo). A distinção foi também atribuída às entidades: Edigma, Grupo Desportivo André Soares, GD Bairro da Misericórdia, Grupo Desportivo de Adaúfe, Grupo Folclórico e Etnográfico de Palmeira, Orfeão de Braga, Pires Joalheiro e Seminário Menor.
Já a Medalha Grau Prata foi atribuída a: Arminda Carmo, Carlos Fontes (a título póstumo), Cláudia Leite, Delfim Filho, Diogo Dalot, Evandro Lopes (a título póstumo), Fernanda Santos, Guilhermina Rodrigues, Henrique Ferreira, Humberto Gomes, Isabel Estrada Carvalhais, João Ferreira, João Pires Brás (a título póstumo), Margarida Isaías, Maria de Fátima Soeiro, Nuno Marçal, Orlando Costa, Pedro Ribeiro, Ramiro Corsino, Ricardo Vasconcelos, Rui Morais e Saidatina Dias. A medalha grau prata foi ainda atribuída à ABRA, Associação C. R. Cabreiros, Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, Braga Rugby, Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, Centro Social e Paroquial de Sobreposta, Núcleo de Estudantes de Medicina da UMinho e Orquestra Filarmónica de Braga.

Medalha de Honra veio distinguir “pilares da tomada de decisão”

Num reconhecimento excepcional, de cariz simbólico, a Medalha de Honra da Cidade não foi atribuída a uma personalidade ou instituição, mas sim a todos os colaboradores do universo municipal. “Uma distinção a este enorme universo de 3500 colaboradores que diariamente dão o melhor de si para servir a cidade e a comunidade bracarense”, vincou o presidente do Município de Braga.
O galardão foi recebido por Sandro Louro, director municipal de Gestão, que subiu ao palco em representação de todos os colaboradores, mostrando “emoção e um profundo sentimento de gratidão” pelo reconhecimento atribuído.
“É um privilégio receber esta medalha em nome deste universo de 3500 colaboradores, uma Medalha de Honra que representa o esforço e dedicação de cada um de nós, que com o seu trabalho, compromisso e paixão contribuiu para que chegássemos a este momento especial”, disse Sandro Louro.
Na sua intervenção, o director municipal de Gestão lembrou que estes colaborares desempenham muitas vezes “um papel invisível, mas fundamental no funcionamento eficiente e no desenvolvimento e progresso das comunidades. São verdadeiros pilares que sustentam a tomada de decisão”, sublinhou.
Por sua vez, o presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, reconheceu: “muitas vezes esquecemos quem temos dentro de portas. Este enorme e necessário universo municipal tem demonstrado dedicação, tem dado o melhor de si para servir a cidade e a comunidade bracarense, demonstrando que não há impossíveis e que o foco da acção de todos os dias deve estar nas pessoas”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho