Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Ricardo Rio no lançamento de plataforma digital dos ODS
Ministério do Fomento espanhol anuncia estudo informativo sobre saída Sul de Vigo

Ricardo Rio no lançamento de plataforma digital dos ODS

Novos parcómetros contribuem para a melhoria da qualidade de vida

Braga

2018-11-15 às 17h23

Redacção

Braga empenhada em contribuir para contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Ricardo Rio participou, em Madrid, no lançamento para a Península Ibérica de uma nova plataforma digital da “Welever”, dedicada exclusivamente ao cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por parte dos cidadãos, das empresas, das universidades e dos governos locais.
O Presidente da Câmara Municipal de Braga foi convidado a participar num painel sobre o envolvimento dos cidadãos nas decisões e nas políticas das Cidades, onde participaram também a presidente da Câmara de Santander, Gema Igual, o presidente de Sevilha, Juan Espadas, a presidente do Ciudadanos de Madrid, Begoña Villacís e o Chefe de Gabinete da presidente de Madrid, Luis Cueto. O painel foi moderado pelo CEO da Welever, José Almansa.
Nesta intervenção, Ricardo Rio realçou o papel que os cidadãos já possuem em Braga, destacando os diferentes orçamentos participativos que já fazem parte da vida pública Bracarense e também a importância que “novas ferramentas digitais, como o Braga Resolve, podem significar para a resolução dos problemas das pessoas, funcionando estas como importantes auxílios dos poderes públicos”.
Durante a sessão, que teve lugar na Real Fábrica de Tapices, de Madrid, o autarca realçou ainda que Braga está empenhada em “contribuir cada vez mais para concretizar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e que está a preparar um projecto que possa ajudar o Município e os cidadãos também a monitorizar de perto esta realidade”. Durante a intervenção, Ricardo Rio destacou ainda que Braga será o primeiro Município português a utilizar a plataforma digital da Welever, e espera que “ao lado de cidades um pouco por todo o mundo, como Miami, Cidade do México, Gotemburgo ou Madrid, Braga possa também contribuir para tornar este mundo mais sustentável e com melhor qualidade de vida”.
O objectivo da Welever é oferecer uma plataforma digital para os cidadãos se envolverem activamente no cumprimento dos ODS estabelecidos pelas Nações Unidas e que estão cada vez mais presentes nas políticas públicas em todo o mundo. A Welever é um movimento global que está já a trabalhar em países como os Estados Unidos, México, Brasil ou Reino Unido, e que pretende “dar poder” às pessoas para propor e activar respostas sociais, proporcionado mudanças a nível global.
Esta é uma solução digital para criar, gerir e analisar respostas sociais aos problemas que a humanidade enfrente, permitindo às empresas, autarquias, universidades e ONG’s definir um plano de voluntariado, envolver as pessoas, medir e reportar o impacto destas acções de acordo com os ODS, mostrando automaticamente o impacto social.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.