Correio do Minho

Braga,

- +
‘Revista Viana’ mostra “cidade luz e transparente”
Férias na Areia com muita segurança

‘Revista Viana’ mostra “cidade luz e transparente”

Fafe: Município já atribuiu 1,4 milhões de euros a alunos do ensino superior

‘Revista Viana’ mostra “cidade  luz e transparente”

Alto Minho

2020-06-27 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Segunda edição da ‘Revista Viana’ foi apresentada, ontem, com o objectivo de promover cidade e ‘chamar’ mais turistas a Viana do Castelo. Fotografias são da autoria de Alfredo Cunha.

Fotografar Viana do Castelo foi “uma surpresa”, porque é uma “cidade luz, muito transparente e fotogénica”. Foi desta forma que o fotojornalista Alfredo Cunha apresentou o trabalho realizado para a segunda edição da ‘Revista Viana’, ontem apresentada no Centro de Mar, a bordo no navio Gil Eannes. Trata-se de “um instrumento de trabalho” com que a Câmara Municipal de Viana do Castelo pretende promover esta “cidade cenário” por todo o mundo, “aumentando a capacidade de retenção dos turistas e mostrar o que a capital de distrito tem”, justificou, entretanto, o presidente da autarquia, José Maria Costa.
A revista, redigida em português e inglês, é um convite para voltar a Viana do Castelo, dando a conhecer “autênticos tesouros fora das rotas turísticas que animam a cidade e o concelho, para o convidar a descobrir, a saborear e conhecer”.

“Sob a objectiva atenta do conceituado fotógrafo Alfredo Cunha e com textos plenos de experiência, conheça locais como a Serra d’Arga ou fique a saber a história e as ‘estórias’ da nossa Ponte Eiffel, saia do centro da cidade e veja o nosso Farol de Montedor, fique hospedado num alojamento diferente e vá comer nas nossas tabernas, onde o peixe fresco e a simpatia do atendimento são cartão de visita”, desafiou o autarca.

José Maria Costa garantiu que esta nova edição, com cinco mil exemplares, vai ser distribuída pelos hotéis e restaurantes do concelho, apresentada em eventos e outras acções de promoção, enviada para embaixadas, câmaras de comércio e outras entidades de todo o mundo. “No próximo mês vamos a Bruxelas para tratar de uma missão empresarial com a Câmara de Comércio e a revista já vai connosco”, exemplificou o presidente.
Também o vice-presidente da entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro, começou por dar os parabéns por este “excelente trabalho”, que “busca a alma das coisas e os tesouros” da cidade.
Esta segunda edição da ‘Revista Viana’ é, ainda de acordo com o responsável, “uma pérola e mais um argumento forte que a vale a pena e que vai ajudar e muito a entidade de turismo”.

A nova ‘Revista Viana’ apresenta a Ponte Eiffel, “marca inconfundível de quem chega a Viana do Castelo”, o património edificado – Casa dos Nichos, Capela das Malheiras, Igreja de S. Domingos, S. Bartolomeu dos Mártires, Igreja da Misericórdia -, apresentando ainda ‘as paredes que contam histórias’ através do Roteiro do Azulejo e Talha Dourada. A revista leva ainda os leitores ‘Em busca da Herança dos Descobrimentos’ através do Roteiro Manuelino e ainda a ‘Uma viagem no tempo’ pelo Forte de Santiago da Barra.

A Natureza assume também lugar de destaque e na Cultura é apresentada a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a Citânia de Santa Luzia, o Museu do Pão de Outeiro e, como não poderia deixar de ser, a Romaria d’Agonia. É ainda apresentada uma proposta para se conhecer a ‘Cidade Cenário’ que tem atraído diversas produções nacionais’ e uma cidade ‘Desportivamente Imparável’. A revista encerra com ‘Uma economia pulsante’ que destaca a economia vibrante do concelho.
Entretanto, os registos fotográficos de Alfredo Cunha, que estão incluídos na segunda edição da ‘Revista Viana’, vão integrar uma exposição que vai estar patente nos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho