Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Residências para pessoas com deficiência prontas em meados de 2025 em Barcelos
Ponte da Barca: Sede da Junta de Sampriz vai ser melhorada

Residências para pessoas com deficiência prontas em meados de 2025 em Barcelos

Universidade do Minho abre concursos para 67 investigadores

Residências para pessoas com deficiência prontas em meados de 2025 em Barcelos

Cávado

2024-06-25 às 13h02

Redacção Redacção

As Casas da Aldeia em Barcelos, que pretendem dar resposta habitacional a pessoas com deficiência ou incapacidade mas que conseguem viver de forma autónoma, deverão estar prontas no final do primeiro semestre de 2025.

Citação

Em comunicado, o Centro Social do Vale do Homem (CSVH) refere que as obras arrancam hoje e estão orçadas em mais de dois milhões de euros, um investimento comparticipado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no montante de 1,1 milhões.

Este projecto assenta na construção, na freguesia de Alvito S. Pedro, de residências com capacidade para 27 lugares e com uma identidade de 'cohousig', um modelo sustentável de habitações colaborativas.

O projecto levará à contratação de 20 recursos humanos.

O objectivo é proporcionar condições para um projeto de vida mais inclusivo, nomeadamente através da formação, apoio nas atividades de vida diária, integração no local de trabalho, entre outras ações.

O presidente do CSVH, Jorge Pereira, sublinha que as Casas da Aldeia são “uma resposta única e inovadora” no concelho de Barcelos.

“É um projeto deveras diferenciador, que integra pessoas com deficiência – individual ou em família – e que consegue, entre outras competências, garantir a componente da formação nas atividades da vida diária, de forma a preparar estas pessoas que têm algum tipo de limitação a estarem mais bem preparadas para o mundo do trabalho”, refere.

No espaço das Casas da Aldeia, será ainda construído o Museu Rosa Pinheiro e o Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão, que constam na segunda fase da obra e que cumprem os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho