Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Residência universitária pronta para acolher utentes de lares
Vai nascer obra na antiga estamparia de Joane

Residência universitária pronta para acolher utentes de lares

Póvoa de Lanhoso “exemplar” na forma como tem lidado com a pandemia

Residência universitária pronta para acolher utentes de lares

Ensino

2020-04-07 às 09h19

Paula Maia Paula Maia

Com 154 quartos, a residência Prof. Carlos Lloyd disponibilizará também os serviços de alimentação. Objectivo é criar condições de retaguarda para pessoas que não têm sintomas e testaram negativo.

A UMinho vai disponibilizar as instalações e serviços da Residência Universitária Prof. Carlos Lloyd como apoio de retaguarda a pessoas provenientes de lares e instalações similares afectadas por casos de Covid-19. O objectivo é criar condições para que as pessoas que não têm sintomas e testaram negativo possam ver preservada a sua saúde, assegurando uma alternativa que evite efeitos de contaminação do vírus.
Para o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, “esta é mais uma forma da universidade minhota se afirmar como instituição solidária, empenhada em contribuir para ajudar as nossas populações e os nossos territórios, apoiando a acção das pessoas e das entidades que estão na primeira linha do combate à pandemia”, lembrando que a instituição “já disponibilizou um número muito expressivo de equipamentos de protecção individual aos hospitais de Braga, Guimarães e Viana do Castelo, bem como a outras instituições do sistema de saúde e de protecção social, e está a garantir serviços de apoio clínico e psicológico, por via digital, à nossa população, e encontra-se activamente envolvida na produção de ventiladores e de testes para despiste da doença”.

Esta cedência temporária do espaço responde a um apelo da Câmara Municipal de Braga no sentido de alargar o número de camas disponíveis para dar resposta adequada e evitar a propagação da pandemia no concelho. A medida contou com a colaboração do Hospital de Braga.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio considerou que “a disponibilidade prontamente expressa pelo reitor Rui Vieira de Castro, pelos Serviços de Acção Social da UM e pelos alunos instalados na Residência é mais um testemunho do compromisso desta instituição para com a comunidade em que se encontra inserida, alocando os seus recursos aos objectivos comuns que prosseguimos nos mais diferentes contextos”.
“A UMinho teve uma resposta exemplar na sequência da primeira ocorrência registada no nosso concelho e tem estado fortemente envolvida em múltiplas dimensões da resposta a esta pandemia, o que merece a minha pública gratidão”, acrescentou.

A UMinho disponibilizará, gratuitamente, os 154 quartos - equipados com quarto de banho, televisão, roupa de cama e banho, e frigorífico – para além dos seus serviços de alimentação para fornecer, mediante avaliação das necessidades.
O Município de Braga assumirá, em articulação com o Hospital de Braga, a identificação e o acompanhamento dos novos residentes, assim como a higienização prévia de toda a infra-estrutura, dando cumprimento às regras definidas pelas autoridades de saúde.
O Administrador dos Serviços de Acção Social da UMinho, António Paisana, agradeceu a colaboração de todos os estudantes que se encontravam na Residência e elogiou a forma responsável e solidária como reagiram. “Todos os estudantes foram contactados para lhes ser explicado o contexto extraordinário em que vivemos, tendo reagido com grande compreensão e espírito de entreajuda ao pedido que lhes foi feito”, disse ainda.
A preparação da Residência para esta nova utilização foi feita com a supervisão de responsáveis da UMinho, do Município e da Protecção Civil, face às especificidades que este novo uso requer.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho