Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Requalificação urbana melhora a vivência no Lugar do Monte
Quinta Pedagógica e BUILD concorrem a prémio internacional

Requalificação urbana melhora a vivência no Lugar do Monte

Ponte da Barca vai reabilitar via-sacra no centro histórico

Requalificação urbana melhora a vivência no Lugar do Monte

Cávado

2021-11-29 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Município de Esposende investiu 1,5 milhões de euros na requalificação urbana e na instalação de infraestruturas básicas no Lugar de Monte, freguesia das Marinhas. Obras foram ontem inauguradas.

Citação

Quatro quilómetros de artérias requalificadas transformaram radicalmente a vivência no lugar do Monte, freguesia das Marinhas. Ontem, na cerimónia de inauguração e bênção das obras de requalificação urbana, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, reconheceu que esta foi uma empreitada “difícil e complexa”, que representou um “esforço acrescido do Município” para responder a uma aspiração da população local com mais de duas décadas.
Para além dos quatro quilómetros de repavimentação de vias, os trabalhos que se iniciaram em 2018 implicaram idêntica extensão de rede de saneamento básico e de abastecimento de água, 2,4 quilómetros de condutas de águas pluviais e dois de condutas de gás natural, bem como o reperfilamento de um quilómetro de muros.

No total, foram investidos mais de 1, 5 milhões de euros, quase integralmente suportados pelo Município de Esposende, que apenas contou com uma comparticipação do programa comunitário POSEUR para a instalação da rede de saneamento básico.
O presidente da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, para além de valorizar “o esforço financeiro do Município”, destacou, na cerimónia de ontem, a “sensibilidade das pessoas” que cederam gratuitamente terrenos para o alargamento das vias intervencionadas.

O autarca local relevou “a coragem do presidente da Câmara Municipal” em avançar com estas obras “sem comparticipação de 85% dos fundos comunitários”.
Aurélio Neiva afirmou que a requalificação urbana do Lugar do Monte, “desejada há mais de duas décadas, foi morosa, mas valeu a pena”, tendo permitido também a instalação de redes de comunicações e o rebaixamento da rede eléctrica.
O presidente da Câmara Municipal apontou que o investimento realizado na extensão da rede de saneamento básico nas Marinhas tem se ser prosseguido noutras freguesias do concelho, com recurso a fundos comunitários que fiquem disponíveis.
“Há freguesias que ainda não têm um metro de condutas de saneamento básico: Rio Tinto, Fonte Boa e Vila Chã”, assinalou o edil, considerando o investimento nesta área “cada vez mais necessário, face às alterações com carácter obrigatório nos planos directores municipais que podem fazer perder capacidade construtiva em áreas que não tenham essa infraestrutura”.

Câmara prossegue aposta no Parque Temático da Abelheira

O presidente da Câmara Municipal de Esposende revelou ontem que a autarquia vai continuar a investir na criação do Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira.
Na cerimónia de inauguração das obras de requalificação urbana do Lugar do Monte, Benjamim Pereira adiantou que vai ser em breve adquirido um terreno para criar um parque de estacionamento de apoio ao Parque.
Em mente está também a compra de um ou outro moinho, bem como uma azenha existente no local.
Os moinhos de vento da Abelheira estão localizados no ponto mais alto da freguesia de Marinhas, constituindo um testemunho de uma época em que a força eólica impulsionava a produção de farinha.
A intenção do Município de Esponsende é a criação de um Parque Temático ligado às energias renováveis e ao ciclo do pão.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende aproveitou a deslocação às Marinhas para anunciar, também para breve, a conclusão das obras de requalifidação da zona central da freguesia, bem como o acordo com a empresa Infraestruturas de Portugal para a implantação de uma rotunda na estrada nacional 13, junto à delegação da Cruz Vermelha Portuguesa.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho