Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Requalificação EB2,3/secundária constitui “um salto” para o futuro de Celorico de Basto
Projeto Interconcelhio de promoção do Envelhecimento Ativo promove exposição na Casa Museu Adelino Ângelo

Requalificação EB2,3/secundária constitui “um salto” para o futuro de Celorico de Basto

Município de Esposende celebra contrato interadministrativo com a Agência Portuguesa do Ambiente

As Nossas Escolas

2018-09-18 às 06h00

Redacção

Presidente da República inaugurou, ontem, as obras de remodelação da escola, elogiando a colaboração entre o Ministério da Educação e a autarquia local que tornou possível esta intervenção que oferece melhores condições à comunidade educativa.

O Presidente da República inaugurou, ontem, as obras de requalificação da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto, uma intervenção no valor de 1,5 milhões de euros que teve como objectivo melhorar as condições de trabalho e aprendizagem para os cerca de 800 alunos, professores e pessoal não docente.
Marcelo Rebelo de Sousa escolheu Celorico de Basto, terra onde tem raízes familiares e onde chegou a ser presidente da Assembleia Municipal, para assinalar o arranque do ano lectivo que marca o regresso de milhares de alunos às salas de aula.

À cerimónia inaugural assistiu também o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que acompanhou o chefe do Estado na visita às instalações do estabelecimento de ensino.
A intervenção da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto foi cofinanciada por fundos comunitários, pelo Estado e pela autarquia celoricense que priorizou o conforto desta comunidade educativa. “Esta obra tem por principal objectivo melhorar as condições de conforto de todos os utentes com atenção a questões sensíveis como as acessibilidades, a mobilidade, o conforto térmico e acústico”, refere o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

“O novo ano lectivo arranca da melhor forma para os alunos que frequentam esta escola, o espaço está renovado, com as melhores condições para o ensino e aprendizagem e a direcção, também recentemente empossada, terá ainda melhores condições para colocar em prática o plano de acção estipulado para o novo ano lectivo. Estou certo de que, estão criadas as melhores condições para que o ano lectivo seja um ano de sucesso para todos” ressalvou o autarca.

A intervenção incidiu, sobretudo, ao nível da cobertura dos edifícios, introduzindo um novo sistema de cobertura exterior, restabelecimento dos antigos balneários para arquivo, intervenção no pavilhão gimnodesportivo ao nível dos pavimentos, instalações eléctricas e requalificação dos balneários.
Tomando o exemplo da escola de Celorico de Basto, o Presidente da República elogiou o ministro da Educação pelo esforço que está a ser realizado em todo o país, sobretudo no interior, para melhorar as instalações escolares. “Eu sou testemunha de como o senhor ministro da Educação tem corrido o país, sobretudo o país interior e aqueles que têm menos condições do que os outros para encontrar formas de melhorar as condições de ensino e de educação no nosso país”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Aludindo às suas raízes, Marcelo lembrou a importância de a escola local ter sido remodelada, “um salto” que, frisou, “só foi possível devido à colaboração entre a Câmara e o Ministério da Educação”.
“Quem vai ganhar com isto são os celoricenses que vão durar para além de nós. Estou aqui para dar os parabéns ao futuro da terra”, acrescentou o Presidente da República.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.