UMinho integra projeto europeu para melhorar competências digitais das mulheres migrantes
Ontem às 06h00
Reitor da Universidade do Minho defendeu a necessidade de serem elaborados mecanismos de substituição atempada de professores nas comemorações dos 46 anos da Escola de Ciências.
A Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) tem de apostar na renovação do corpo docente. O desafio foi lançado pelo reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, na sessão comemorativa dos 46 anos da Escpla de Ciências, e que ontem decorreu nas redes sociais (‘Facebook’ e ‘Zoom).
Rui Vieira de Castro frisou que o envelhecimento do corpo docente “significa que, num prazo curto, vai haver saída de docentes por reforma ou jubilação e isso tráz como consequência o risco de perda de transmissão intergeracional do conhecimento. É necessário haver mecanismos de substituição atempada do corpo docente”. O reitor da UMinho apontou ainda um “desafio maior” a qualificação não conferente de grau, sendo necessaárias “formações curtas . Esse é o caminho.”
Reconhecendo que, apesar da Escola de Ciências da UMinho ter sido procurada, este ano lectivo, por aproximadamente mais uma centena de alunos, para os cursos de graduação e pós-graduação, Rui Vieira de Castro referiu que foram sentidas “dificuldades de recrutamento nas áreas de mestrado e doutoramento”, pelo que sugeriu que se proceda “ao alargamento do recrutamento de estudantes.”
Vieira de Castro assumiu o compromisso de “olhar para a Escola de Ciências de forma particular, com discriminação positiva” de forma a equilibrar o número de professores auxiliares com o de docentes catedráticos e associados. A Escola de Ciências dispõem de 58 por cento de professores auxiliares e de 42 por cento de professores catedráticos e associados.
O responsaável máximo da UMinho lembrou que a Escola de Ciências é uma das unidades orgãnicas com mais história (foi criada em 1975) e com projectos de ensino de “grande relevância”. Sobre o momento actual de pandemia, o reitor da UMinho. frisou que “a decisão de suspender as actividades lectivas e de investigação presenciais, foi dolorosa. Temos que olhar como decisões que podem suportar ganhos significativos num futuro próximo”, disse Rui Vieira de Castro.
O reitor da UMinho indicou ser necessário um “claro reforço do corpo de investigadores da Escola de Ciências” e apelou ao “reforço da colaboração entre os centros de investição” das várias unidades orgânicas da universidade.
24 Fevereiro 2021
Braga adopta medidas e aposta na sensibilização para diminuição do uso de plástico
24 Fevereiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário