Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Reitor reivindica maior celeridade na aprovação de projectos de inovação
Ponte da Barca: beneficiação da Avenida Mário Soares concluída

Reitor reivindica maior celeridade na aprovação de projectos de inovação

Câmara Municipal de Guimarães diz que metrobus até nova estação de Braga demorará 30 minutos

Reitor reivindica maior celeridade  na aprovação de projectos de inovação

Braga

2025-02-18 às 06h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

Rui Vieira de Castro aproveitou a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação para apelar a uma maior celeridade na aprovação dos projectos de investigação. Atraso nos reembolsos torna as instituições financiadoras da inovação do país.

Citação

Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, aproveitou a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, para reivindicar maior celeridade na aprovação dos projectos de investigação e inovação, assunto que, ao longo dos anos, se tem revelado “factor de grande constrangimento no desenvolvimento dos projectos em que a universidade está envolvida”.
“Não é razoável que projectos previstos para três anos de desenvolvimento, projectos de inovação repito, sejam aprovados dois anos e meio após a sua submissão, que, também nestes casos, a resposta aos pedidos de prorrogação se arraste para lá do razoável, ou que o atraso na resposta aos pedidos de reembolso torne as instituições de ensino superior financiadores da inovação no nosso país”, sublinhou.
Num longo discurso, o reitor sustentou que “o desenvolvimento do país, a melhoria das condições de vida das populações, o aprofundamento do sistema democrático, necessita de um sistema de instituições de educação superior sólido e coerente e de instituições de ensino superior fortes, capazes de perspectivar o seu futuro para além dos ciclos orçamentais anuais e dos ciclos políticos”.
No que diz respeito à revisão do Regime Jurídico das Instituições de Educação Superior (RJIES), Rui Vieira de Castro lamentou ter sido necessário esperar mais 12 anos “para que fossem apresentadas propostas concretas” e apela a que “se reflicta a ambição de fortalecer a posição internacional das instituições portuguesas”, que “se reforce a autonomia das instituições” e que “se clarifique a natureza do sistema”.
“Julgo que ninguém duvida da necessidade que o país tem de um subsistema universitário forte e de um subsistema politécnico também forte, o que está em causa é, pois, encontrar-se um desenho de um sistema que não induza uma diluição dos dois subsistemas. Não me parece credível a existência no nosso país de 30 universidades públicas”, frisou.
Explanando o projecto educativo que caracteriza a UMinho, o reitor recordou os investimentos feitos em 2024 - de cerca de 1,5 milhões, na requalificação dos espaços pedagógicos, “esforço” que continuará em 2025 com o “lançamento dos projectos de recuperação do Edifício do Castelo, onde ficará sediado o projecto da Escola de Formação Executiva, do Museu Nogueira da Silva e da Galeria do Paço”.
Na cerimónia, o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Luís Guedes, aproveitou também a presença de Fernando Alexandre para afirmar que a proposta de revisão do RJIES “não é dos estudantes” e “é um reflexo da actualidade em que os estudantes são, muitas vezes, desconsiderados”, apelando a que se reconsidere a percentagem do corpo estudantil de 25 para 20%.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho