Município de Barcelos cria sistema de recolha de biorresíduos
2021-01-23 às 19h19
Domingos Bragança destaca trabalho exemplar das Comissões Sociais Interfreguesias nas respostas aos problemas sociais no âmbito da pandemia.
O papel das Comissões Sociais Interfreguesias assume uma importância vital nas respostas aos problemas de âmbito social, no seguimento do “trabalho exemplar” que tem sido já desenvolvido nestes órgãos representativos das comunidades no território de Guimarães e “agora exige ainda um maior reforço do trabalho em rede”
O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, assinalou “o tempo difícil que atravessamos e a exigir ainda um maior reforço do trabalho em rede”, no âmbito da reunião que decorreu esta sexta-feira com os representantes das 11 Comissões Sociais Interfreguesias (CSIF). Ficou patente a importância das Comissões na deteção dos problemas da população e a sua resolução ou o encaminhamento para o município. O Presidente da Autarquia destaca a intervenção imediata através do “atendimento e resolução do problema em situação de emergência”, e ainda “uma resposta estruturada e em rede”. “Para chegar a todas as pessoas a necessitar de ajuda, temos de antecipar apoios e criar uma rede solidária eficaz, sempre assente numa estreita articulação entre as Comissões e em cooperação com o Município”, sustentou ainda Domingos Bragança.
O professor do ISCTE, António Batista, assinalou o exemplo do concelho de Guimarães neste trabalho em rede das CSIF, apontando uma perspetiva “pragmática e de desenvolvimento do próprio território”.
Além deste trabalho com as Comissões, o Município de Guimarães mantém no terreno algumas respostas como as Linhas de Emergência (Apoio Social e Psicológico), a Estrutura de Retaguarda no apoio ao Hospital de Guimarães e a idosos sem condições para fazerem isolamento profilático. Acresce ainda o Centro de Acolhimento para pessoas sem-abrigo, as Equipas Multidisciplinares, o programa de Teleconsultas SNS24 e também a presença no programa “Vamos Salvar Portugal”, entre outros.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário