Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Redução das portagens será formalizada
Aumentar a reciclagem é importante para o ambiente e para a economia familiar

Redução das portagens será formalizada

Escola Básica de Cervães já recolheu uma tonelada de material eléctrico

Redução das portagens será formalizada

Alto Minho

2020-05-23 às 06h00

Redacção Redacção

Conselho de Ministros vai analisar, em Junho, a proposta para a redução das portagens das ex- SCUT, que a A28 integra, garantiu secretário de Estado, que assinou ontem protocolo de colaboração do projecto de execução da Nova Via do Vale do Neiva.

O secretário de Estado das Infraestruturas disse ontem que a proposta para redução das portagens das ex-SCUT do Interior vai ser apreciada em Conselho de Ministros, em Junho, e que a auto-estrada A28 está incluída nos descontos. “A proposta vai ser apresentada, em Junho, a Conselho de Ministros para ser tomada a decisão em sede própria”, afirmou Jorge Delgado.
O governante, que falava em Viana do Castelo, à margem da assinatura de protocolo de acordo com a câmara local para a elaboração do projecto de uma nova ligação naquele concelho, referiu que aquela proposta traduz “um trabalho de avaliação da possibilidade de se atribuírem alguns descontos, em algumas auto-estradas, nomeadamente, em zonas de mais baixa densidade, estando a A28 incluída nesse pacote de análise”.

Questionado sobre a remoção do pórtico de Neiva da Auto-estrada 28 (A28), reclamada há anos por autarquias e empresários, Jorge Delgado disse que, “neste momento, não há nenhuma decisão tomada sobre eliminação de pórticos”.“Trata-se de uma questão de âmbito nacional, um problema que existe, por razões diversas, em muitos pontos da rede de auto-estradas. É um assunto que, neste momento, não tem nenhuma solução apontada para nenhum sítio em concreto. É um assunto, recorrentemente, revisitado por interpela- ção dos diferentes autarcas que identificam na sua região um pórtico mais indesejado, mas neste momento não nenhuma decisão tomada sobre eliminação de pórticos”, referiu.

Sobre a modernização, electrificação e sinalização da Linha do Minho, entre Nine e Valença, no distrito de Viana do Castelo, Jorge Delgado afirmou que o calendário previsto para a sua conclusão o aponta para o final deste ano, num investimento de 86 milhões de euros.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, anunciou que a nova ligação do Vale do Neiva, à auto-estrada A28, vai estar concluída no final de 2023, num investimento de oito milhões de euros.
Com o acordo, a autarquia vai abrir, em Junho, o concurso público para a elaboração do projecto deverá estar pronto em Maio de 2021. Dos oito milhões de euros de investimento, 5,5 milhões de euros destinam-se à execução da obra e, 2,5 milhões de euros a expropriações.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho