Vizela: Quarenta requalificações de vias em curso
2024-05-21 às 06h00
Câmara Municipal está a investir cerca de 530 mil euros na expansão da rede de ecovias do Alto Minho. O projecto pretende construir um percurso de 18 quilómetros entre as freguesias de Paçô e Ermelo.
A autarquia arcuense divulgou, ontem, o projecto para a expansão da rede de ecovias do Alto Minho, uma iniciativa que poderá rondar os 530 mil euros, pela construcção de 18 quilómetros entre as fregusias de Paçô e Ermelo.
Segundo a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a intervenção vai desenvolver-se em três troços, sendo que o primeiro, já está em curso, através da abertura do traçado e construcção da ecovia, que ligará Paçô até à zona fluvial da Senra.
O segundo troço vai ligar Senra ao Barreiro e prevê-se uma beneficiação e reabilitação do traçado.
A última fase do percurso ligará o Barreiro à ponte romana, junto ao Mosteiro de Ermelo, e está previsto um investimento para a melhoria do traçado.
“O novo troço desenvolvido ao longo da margem direita do rio Lima permitirá ligar a ecovia do Vez à ecovia de ermelo, dando continuidade à Rede de Ecovias já existentes no concelho”, adiantou a autarquia.
A ecovia do Rio Vez, percurso pedestre essencialmente rural ou natural que se desenvolve ao longo da margem direita dos rios Vez e Lima, parte de Padreiro até à aldeia monumento nacional de Sistelo, com um passadiço que circunda aquela que é considerada o pequeno Tibete português, numa extensão total de 34,8 quilómetros.
A sua construcção, orçada em mais de um milhão de euros e apoiada por fundos comunitários, foi iniciada em 2013.
A ecovia do Rio Vez desenvolve-se ao longo de três troços, com aproximadamente 10 quilómetros cada, ligando Jolda a Arcos de Valdevez, Arcos de Valdevez a Vilela e, desta freguesia, até Sistelo.
18 Janeiro 2025
18 Janeiro 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário