Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Recolha de orgânicos aumentou 150% nos primeiros meses deste ano
Tradicional noite de fados animou Fujacal e deu a conhecer Associação de Moradores

Recolha de orgânicos aumentou 150% nos primeiros meses deste ano

Repavimentação dos Quarteirões Residenciais da Quinta dos Congregados

 Recolha de orgânicos aumentou 150%  nos primeiros meses deste ano

Vale do Ave

2023-06-07 às 20h17

Redacção Redacção

A VITRUS procedeu à recolha de mais de duas toneladas de orgânicos entre os meses de janeiro e maio.

Citação

A recolha de resíduos orgânicos em Guimarães aumentou 150%, entre os meses de janeiro e maio deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado. A VITRUS já recolheu mais de duas mil toneladas de orgânicos em 2023 (2093,62 toneladas), resultado do alargamento do processo de recolha porta-a-porta nas freguesias da Cidade (Oliveira, S. Paio e S. Sebastião), Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte e Urgezes.

A recolha dos orgânicos é um processo em contínuo, que carece de constante monitorização no que respeita às melhores soluções para cada situação, sendo uma aposta estratégica do Município para a promoção da economia circular e para alcançar a neutralidade carbónica.

O processo de recolha implica um reforço de viaturas e recursos humanos assumidos pela VITRUS AMBIENTE, numa operação que pretende chegar a cerca de 55 mil habitantes do concelho neste alargamento às freguesias, depois de uma primeira fase que iniciou em 2022 no centro da cidade englobando cerca de 4 mil habitantes e que resultou na recolha de 915 toneladas de orgânicos, número que já foi largamente ultrapassado.

A população das freguesias abrangidas nesta primeira fase da recolha de orgânicos pode ainda adquirir o contentor gratuito, devendo apresentar a fatura de resíduos/Vimágua, nos seguintes locais: Junta de Freguesia (conforme o horário); Laboratório da Paisagem (todos os dias das 08:00 às 21:00) e Parque da Mumadona (de 2ª feira a Sábado).

No contentor orgânico poderá colocar os seguintes resíduos: restos de comida, vegetais, frutas, sopa, pão, bolos, carne, peixe, laticínios, cascas de marisco, cascas de ovos, sacos de chá, palitos, guardanapos, plantas, folhas, cabelo e unhas ou objetos compostáveis.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho