Póvoa de Lanhoso assinala aniversário do 25 de Abril
2021-04-08 às 21h30
A Comissão de Cogestão, constituída a 19 de março de 2021, é um órgão executivo que reúne mensalmente. Presidida pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, tem a obrigação de elaborar o plano de cogestão.
Realizou-se ontem, 6 de Abril, a primeira reunião da Comissão de Cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Um passo importante neste novo modelo de gestão e rumo a uma nova fase na sua história de área protegida com cinquenta anos.
Sem prejuízo das suas atribuições na área da conservação da natureza, o ICNF conta agora com a parceria dos cinco municípios que integram esta área protegida e de cinco outras entidades relevantes para o desenvolvimento sustentável do território que, num modelo de gestão partilhada, concertada e de proximidade à população, definirão e conduzirão uma estratégia de valorização da área protegida, tendo por base a sua sustentabilidade nas dimensões política, social, económica, ecológica, territorial e cultural e incidindo especificamente nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação.
A Comissão de Cogestão, órgão executivo que reúne mensalmente, foi formalmente constituída no passado dia 19 de Março e é presidida pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.
Integra, para além do ICNF, um representante da Universidade do Minho (que representará aos instituições de ensino superior), um representante da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, um representante dos baldios do Parque Nacional da Peneda-Gerês (por intermédio da Associação Florestal Atlântica), um representante das ONGAs e equiparadas nomeado pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente e, ainda, a ADERE-Penda Gerês, associação de desenvolvimento deste parque nacional.
Uma das obrigações deste órgão é a elaboração do plano de cogestão, que deverá estar concluído e aprovado em março de 2022.
Este documento reúne um conjunto de projectos e acções prioritárias para valorizar a área protegida, propõe medidas e acções orientadas para a sensibilização das populações e melhoria da comunicação com todos os atores, interlocutores e utilizadores, define potenciais fontes de financiamento e é um documento de suporte à elaboração do plano anual de actividades e orçamento.
Enceta-se assim uma nova fase para o Parque Nacional Peneda-Gerês, imprimindo uma dinâmica de gestão de proximidade, em que diferentes entidades colocam ao serviço da área protegida o que de melhor têm para oferecer no quadro das suas competências e atribuições, pondo em prática uma gestão participativa, colaborativa e articulada.
Seguir-se-ão o Parque Natural do Litoral Norte, o Parque Natural do Alvão, o Parque Natural do Douro Internacional e o Parque Natural de Montesinho.
14 Abril 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário