Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Reactivada retaguarda distrital com 70 camas
Câmara de Caminha leva refeições a bombeiros e a alunos carenciados em isolamento

Reactivada retaguarda distrital com 70 camas

Famalicão assegura refeições escolares a todos os alunos que necessitem

Reactivada retaguarda distrital com 70 camas

Braga

2020-11-25 às 11h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Hotel João Paulo II foi accionado como retaguarda distrital para receber doentes Covid-19, estando preparado com recursos humanos e logísticos.

O Hotel João Paulo II, junto ao Santuário do Sameiro, em Braga, foi reactivado esta segunda-feira como unidade de retaguarda distrital para doentes Co- vid-19. “Com capacidade para 70 camas, a unidade está pronta com recursos humanos e logísticos para acolher doentes”, anunciou ontem o presidente da Comissão Distrital de Protecção Civil de Braga, Miguel Costa Gomes.
“Neste momento, não estão as 70 camas activas, porque isso vai depender da evolução daquilo que são as retaguardas, mas esta retaguarda distrital vai funcionar nesta fase como uma retaguarda de apoio aos hospitais”, explicou o também presidente da Câmara Municipal de Barcelos, referindo que “vão ser definidos critérios de alojamento para libertar os hospitais”.
Os doentes que precisem de retaguarda e algum acompanhamento médico, mas não precisem de internamento hospitalar vão ser direccionados para o Hotel João Paulo II, permitindo “a libertação de camas nos hospitais”.
A retaguarda distrital está “devidamente separada” em duas alas: uma para os cidadãos que têm necessidades maiores, que possam estar acamados, e outra ala para cidadãos com autonomia. “Este apoio é da responsabilidade da Administração Regional de Saúde (ARS) Norte e da Segurança Social, cabendo à Protecção Civil a disponibilidade das instalações e a questão logística (luz, água, telefone, detergentes...)”, explicou o autar- ca, esperando que esta retaguarda “não seja ocupada”.
O hotel já funcionou, na primeira vaga da Covid-19, como unidade de retaguarda distrital, tendo, entretanto, sido desactivado.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho