Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Rampa da Falperra: Faggioli defende legado de seis anos perante a ameaça de Merli
CIM promove concurso de fotografia

Rampa da Falperra: Faggioli defende legado de seis anos perante a ameaça de Merli

Ministra da Cultura abre Feira do Livro de Braga

Desporto

2019-05-11 às 06h00

Telmo Martins

Rei da prova, com seis vitórias nas últimas seis edições da Rampa Internacional da Falperra, Simone Faggioli é um dos principais nomes a ter em conta na presente edição. Cauteloso, o piloto italiano divide o favoritismo com o campatriota Christian Merli.

Tem dominado a Rampa Internacional da Falperra nos últimos anos e este ano tem mostrado ser um piloto capaz de repetir o feito uma vez mais. Ainda assim, Simone Faggioli vê em Christian Merli um adversário cada vez mais forte e um forte candidato à vitória.

“Esta é uma prova feita à medida do Merli porque é muito veloz. A nossa viatura é nova, ainda não está a cem por cento mas vamos dar o máximo para vencer. Estamos confiantes”, atirou.
Apesar de reconhecer a capacidade do adversário, Faggioli vai procurar recuperar a vantagem que Merli traz das duas primeiras rampas do campeonato.
“A minha perspectiva para esta rampa é recuperar um pouco a desvantagem que tenho para o Merli na prova. Estas provas foram muito velozes e o meu carro não se adaptou bem às duas primeiras corridas”, referiu.
Num duelo de titãs pelo lugar mais alto do pódio, o piloto italiano prevê uma corrida muito competitiva, numa prova com condimentos muito especiais.
“A rampa da Falperra vai ser muito competitiva, é uma organização muito grande, com muito público e espero estar nas melhores condições para lutar pela vitória. A rampa da Falperra é muito bonita. É uma prova de extremos, muito veloz, com muito público. É uma corrida muito especial”, confidenciou.

Quando ao tempo para a hora da subida, o piloto mostrou-se confiante tanto com chuva como com sol. No entanto, acabou por preferir o sol por “ajudar ao espectáculo” facilitando “a organização e o acesso do público à prova.”
Faggioli já faz parte da história da mas mítica prova do automobilismo português e espera, uma vez mais, contribuir para elevar ao máximo o espectáculo.
“Para mim o importante é a Rampa da Falperra. Dou sempre o máximo de mim nesta prova para vencer e para o espectáculo. Este ano vai ser uma luta muito renhida com o Merli”, concluiu.

ste ano Merli tem-se apresentado em grande forma e promete vingar as derrotas dos últimos anos.
“As coisas estão a correr muito bem este ano. É verdade que a equipa está em grande forma, o carro está a corresponder muito bem. Estamos a trabalhar com muita garra para vencer em Braga mas certamente que o Faggioli também está muito bem preparado”, afirmou.

Com o tempo de 1.47.890 minutos, Merli é o detentor do recorde da volta mais rápida na Rampa. Este ano, além de tentar melhorar a marca, o piloto quer subir ao topo do pódio.
“É verdade que tenho o record da prova mas nunca consegui vencer porque no ano passado na primeira volta não conseguimos um tempo muito bom. Depois fizemos algumas alterações e conseguimos um grande tempo mas não conseguimos vencer. Ficamos a décimos de o conseguir. Este ano espero conseguir fazer nas duas voltas o que fiz na segunda do ano passado”, atirou.

Apesar de nunca ter vencido a Rampa da Falperra, o piloto italiano acredita que ainda está a tempo de escrever o nome na lista dourada da prova. Mediante o que fez ao longo dos últimos anos Merli acredita mesmo que já é a pista que lhe deve um lugar no primeiro lugar da classificação final.
“Sim, penso que depois de vários anos a lutar pela vitória já merecia realmente vencer a Rampa da Falperra. Mas temos que provar que o merecemos na pista”, rematou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.