Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Rali à Lampreia anima Monção
Victor Mendes: “Parque escolar do concelho está devidamente requalificado”

Rali à Lampreia anima Monção

Câmara Municipal dinamiza economia local

Desporto

2018-02-21 às 06h00

Redacção

No próximo fim-de-semana, a Câmara Municipal de Monção leva a efeito o 41.º Rali à Lampreia, com provas de perícia automóvel marcadas para as 11 e as 16 horas.

No próximo fim-de-semana, o Município de Monção aposta forte na lampreia do rio Minho com actividades destinadas para diversos públicos. O ponto alto será o Rali à Lampreia, perícia automóvel no centro histórico da localidade, no domingo.
Promovida pela Câmara Municipal de Monção e Sport Clube do Porto, a 41.ª edição deste rali urbano engloba duas provas marcadas para as 11 horas e 16 horas, prevendo-se a presença de meia centena de participantes portugueses e espanhóis e milhares de pessoas, de ambos os lados da fronteira, nos passeios e espaços públicos do casco urbano monçanense. 

O Rali à Lampreia é uma prova desportiva e gastronómica com tradição na nossa região, constituindo um trunfo turístico na época baixa com repercussões positivas ao nível da dinamização hoteleira e valorização da nossa gastronomia, refere o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa.
Na hora do almoço, os restaurantes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes. Participam 28 unidades do concelho com uma ementa dedicada à lampreia, desde a mais tradicional, com arroz ou à bordalesa, às abordagens mais contemporâneas como empanada, escabeche ou sushi. 

Com uma experiência e sabedoria que passou de geração em geração, as nossas cozinheiras prometem apresentar, com tradição, requinte e inovação, a afamada e saborosa lampreia do Rio Minho aos visitantes e apaixonados pela boa gastronomia.
 Para acompanhar o repasto, uma garrafa de Alvarinho, um dos melhores vinhos brancos do mundo com selo de garantia da sub-região Monção e Melgaço.

No sábado, vai ter lugar o I Encontro de Carros Clássicos da Lampreia, pelas 10 horas, abertura de exposição de trabalhos a carvão alusivos à lampreia, na sede da raia, na Lodeira, pelas 15 horas, e Rali a Pedais/Karts a Pedais, a partir da 15 horas, na Praça Deu-la-Deu. 
Com início às 18 horas, decorre o III Rali Gastronómico, circuito pelos sete bares aderentes à iniciativa. Cada participante, munido de passaporte, consome prova de acepipe de lampreia e copo de vinho Alvarinho da Sub-Região de Monção Melgaço em cada um dos bares participantes. Em cada consumo, o participante valida o passaporte, recebendo no final uma lembrança.
Refira-se que o comboio turístico assegura o transporte dos participantes pelos sete bares aderentes, acompanhado pela charanga Banda às Riscas.
Pelas 21 horas, no Largo do Loreto/Praça Deu-la-Deu, realiza-se o II Rali a Pedais Interfreguesias, com medalhas para os primeiros três classificados.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.