Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Quinze personalidades explicam os seus ‘Percursos com sentido’
Dinamarqueses instalam empresa “no centro do desenvolvimento têxtil tecnológico”

Quinze personalidades explicam os seus ‘Percursos com sentido’

Viana do Castelo firma protocolos para apoiar jovens empreendedores e com talento com verba global de 90 mil euros

Quinze personalidades explicam os seus ‘Percursos com sentido’

Braga

2021-06-23 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Políticos, cientistas, artistas e atletas respondem a um questionário comum, em que se buscam factores para a excelência.

Em que idade se iniciou na área a que se tem dedicado? Quais os atributos pessoais que estimularam a aplicar esse seu talento? Que papel toveram a família e a escola? Que exemplos e obras mais o influenciaram? Quais as dificuldades na sua afirmação? Quais são os papéis da vontade e do acaso? O que faria de diferente se pudesse voltar atrás? Qual o papel da ética? Que lições pode transmitir para favorecer a excelência?
Estas são questões de um guião para quinze entrevistas a que, no livro 'Percursos com Sentido' — que é organizado por Alberto Rocha, Emílio Ferreira, Leandro S. Almeida e editado pela ANEIS — Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação —, que ontem foi apresentado no Museu dos Biscainhos, em Braga, quinze individualidades dão respostas.
“Estudar as altas capacidades e talento, colocando esse saber à disposição das pessoas e das instituições, em prol da maior adesão e estímulo à cultura de excelência” é o propósito enunciado à passagem da página 175 do volume.
“Todos nós sabemos que a vida nos foi dada para lhe darmos sentido. Há o sentido que ela própria tem e há o sentido que cabe a nós dar-lhe”, escreve em prefácio à passagem da página 5, Manuel Ferreira Patrício.
Os entrevistados são personalidades com participação na vida pública em campos como a política e a vida empresarial, as artes ou o desporto. Às questões enunciadas respondem a actual ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, o político Adriano Moreira, que foi ministro antes de 1974 e dirigente do CDS após a revolução, mantendo ainda actividades como professor e colunista regular em alguns dos jornais de referência, mas também há depoimentos da bailarina e coreógrafa Olga Roriz, do bispo emérito das Forças Armadas Januário Torgal Ferreira, ou dos atletas olímpicos Fernanda Ribeiro (atletismo) e Nuno Delgado (judo), do empresário da Delta, Rui Nabeiro, dos escritores Afonso Cruz e Alice Vieira ou do médico e investigador Manuel Sobrinho Simões.
Acrescem figuras com menos notoriedade, como a militar, piloto da Força Aérea, Diná Azevedo, a vitivinicultora Leonor Freitas, a engenheira Ana Pires e o cirurgião Manuel Antunes.
O volume conta com prefácio de Manuel Patrício, docente de Filosofia de Educação e ex-reitor da Universidade de Évora; o posfácio é de António Sampaio da Nóvoa, ex-candidato à Presidência da República e professor de Ciências da Educação e ex-Reitor da Universidade de Lisboa, que desempenha agora o papel de é embaixador de Portugal na UNESCO. Entre o prefácio e as entrevistas o leitor encontra uma nota introdutória, que anuncia a finalidade do livro: um olhar sobre trajectos de vida de individualidades consideradas “especiais”.
Com excepção de Rui Nabeiro, as entrevistas foram efectuadas por escrito, partindo de um guião comum.
Com design gráfico de Cristina Lamego, a edição, de 1.000 exemplares, datada de Janeiro de 2021 conta, enquanto mecenas, com o apoio da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal. Está disponível na página da ANEIS.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho