Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Quinta Pedagógica de Braga: “Espaço nobre” conquistou cerca de 85 mil visitantes
Festival de Teatro de Viana do Castelo acontece até 18 de novembro e apresenta 11 espetáculos diferentes

Quinta Pedagógica de Braga: “Espaço nobre” conquistou cerca de 85 mil visitantes

Famalicão cria novas áreas de reabilitação urbana em Joane e no eixo Bairro-Delães

Braga

2012-01-24 às 06h00

Patrícia Sousa

A Quinta Pedagógica de Braga, que celebrou ontem o oitavo aniversário, já recebeu a visita de 85 mil crianças em ambiente educativo. Presidente da Câmara Municipal de Braga cantou os parabéns com pequenos e graúdos.

As cerca de 85 mil visitas em oito anos dizem bem do “espaço nobre” que a Quinta Pedagógica de Braga se transformou. Por isso, a cada ano que passa, o presidente da Câmara Municipal de Braga reafirma que foi um investimento “muito bem feito”. Mesquita Machado, que esteve, ontem, neste equipamento municipal para ajudar a apagar as velas do oitavo aniversário, vincou
mais uma vez o “orgulho” que tem neste projecto.

Desde a sua abertura, em Janeiro de 2004, já visitaram a Quinta Pedagógica de Braga cerca de 85 mil crianças em ambiente educativo, acompanhadas pelos professores/educadores. “Temos recebido visitas que ultrapassam a fronteira do concelho de Braga, que se deslocam de propósito aqui para conhecerem este projecto”. E com a construção do Centro Escolar de Montélios e a nova Pousada da Juventude, mesmo ali paredes-meias com este equipamento, “mais movimento vai ter”.

A quinta tem vindo a cumprir os objectivos para que foi criada, que “é trazer aqui a população, sobretudo jovem, para que tivessem a noção da realidade do que é a agricultura, de onde vem o leite, as maçãs, as pêras, os ovos e conhecer os diferentes animais que chegam ao prato”, justificou o presidente da autarquia, lembrando ainda a existência do centro experimental e ambiental, onde os mais novos podem “aprender a fazer compota e até a fabricar pão”.

Acompanhado por 115 crianças da EB1 e jardim-de-infância de Fraião e 30 utentes do Centro Cultural e Social de Santo Adrião, o presidente da autarquia ajudou a cantar os ‘Parabéns’ à Quinta Pedagógica, numa cerimónia que contou com a presença do responsável do Pingo Doce na zona Norte, Carlos Araújo, e o director do Pingo Doce do Braga Parque, Rui Aparício.

Na altura, foi distribuído o bolo de aniversário, oferecido pelo Pingo Doce, habitual mecenas da quinta. A comemoração do aniversário ficou ainda marcada por um almoço de confraternização, confeccionado pelo pessoal da quinta, com produtos colhidos naquele espaço.

Dos ateliers aos inúmeros estágios e ao voluntariado

Em dia de festa, a par dos bons resultados das hortas pedagógicas, foram divulgados os números das crianças que já passaram pelos ateliers que a Quinta Pedagógica de Braga tem disponíveis para os mais novos: 18.118 no de Cozinha; 15.837 no de Agro-Pecuária; 11.721 no atelier de Ambiente; 8.147 no de Artes Plásticas; 213 na Oficina de Barro; 11.072 no atelier da Fábula e foram realizadas 19.890 visitas livres/guiadas.

Foram ainda inúmeros os estágios curriculares, planos de formação em contexto de trabalho, regime educativo especial-currículo específico, voluntariado, trabalho comunitário, hortas e acções de formação desenvolvidos na quinta.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.