Colégio Alfacoop reconhece mérito e excelência de mais de 500 alunos
2025-02-18 às 06h00
Protocolo é assinado no dia 15 de Março entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto e a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. A edição número 20 da Festa Internacional das Camélias decorre de 14 a 16 de Março.
A assinatura do protocolo para criação da Quinta da Ciência Viva das Camélias, é um dos pontos altos da edição número 20 da Festa das Camélias, que decorre entre os dias 14 e 16 de Março. O acordo é assinado entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto e a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e visa criar condições para a conservação da biodiversidade e a inovação científica.
“O protocolo tem como finalidade a criação da futura Quinta de Ciência Viva das Camélias, enquanto espaço de divulgação de cultura científica e tecnológica, integrado nas redes Ciência Viva. A criação da quinta permitirá potenciar o património natural, cultural e social, numa lógica de saber fazer e inovação”, anunciou José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.
A Quinta Ciência Viva das Camélias vai albergar exposições interactivas, espaços de alojamento para residências artísticas e ciêntíficas, salas para debates científicos e de experimentação, serviços de apoio ao tecido económico e oficinas experimentais. O projecto deverá ter um custo total de aproximadamente três milhões de euros.
A Festa internacional das Camélias tem início a 14 de Março, às 18 horas, com o Mercado de Camélias e a entrega de certificados, além da Conversa 100 Floreados, na Casa da Terra. Às 21 horas tem lugar o Desfile Princesa + Rainha das Camélias, na Quinta do Prado.
O sábado está destinado à assinatura do protocolo para a criação da Quinta Ciência Viva das Camélias, terminando com o Concerto Sinfónico dos Quinta do Bill & Banda Filarmónica de Santa Tecla, a partir das 21.30 horas.
No domingo tem lugar o Desfile Temático e a Batalha das Flores, a partir das 15 horas, na Praça Cardeal D. António Ribeiro, e a actuação do Grupo OMNIS, às 17.30 horas, na Quinta do Prado.
“Esperamos a maior participação da comunidade nas actividades desenvolvidas. Volvidos 20 anos, este será o ano de maior presença internacional. Teremos dezenas de coleccionadores na exposição/concurso de camélias. Todo este cenário perspectiva a presença de milhares de pessoas”, indicou o autarca José Peixoto Lima.
A edição deste ano conta ainda com uma praça de alimentação. “A restauração não consegue assegurar a alimentação da multidão esperada e por isso foi necessário aumentar a área alimentar para dar maior comodidade e conforto aos visitantes”, considerou o autarca celoricense.
A importância da Camélia levou o município a apostar na animação durante o mês de Março com a inauguração da Ponte de Arame na Mota - Fervença (dia 1), inauguração de exposição de serigrafias e corridas de cavalos (dia 2), caminhada do Dia da Mulher (dia 8), Baile das Camélias (dia 22), um Encontro de Cavaquinhos (dia 23) e a Rota das Camélias, no dia 30.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário