Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
“Queremos unir todo o país em Viana do Castelo”
Livro vencedor do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce já está à venda

“Queremos unir todo o país em Viana do Castelo”

Prémio Palco de Terra para o Teatro do Noroeste-CDV e para Orlando Alves

“Queremos unir todo o país em Viana do Castelo”

Desporto

2020-11-18 às 06h00

Carlos Costinha Sousa Carlos Costinha Sousa

Candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto 2023 já foi oficializada e tudo está bem encaminhado para a conquista desse título. Presidente da câmara municipal, José Maria Costa, apresentou os moldes que levaram o executivo a avançar para um desafio que considera importante e muito aliciante.

Viana do Castelo está preparada para ser Cidade Europeia do Desporto 2023. A candidatura já foi oficializada e as perspectivas, apesar de alguma concorrência que possa existir, são as melhores. A oficialização já foi reconhecida por parte da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES Portugal), que esteve em Viana no lançamento daquilo que pode ser entendido como a primeira pedra da construção deste novo desafio, assumido pela autarquia vianense.
José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, apresentou as ideias que estiveram na base desta aposta do concelho e dos vianenses, considerando que Viana já tinha condições de referência para a prática desportiva, que serão agora melhoradas.

“Vínhamos a acompanhar o fenómeno das Cidades Europeias do Desporto há alguns anos. Fomos incentivados por alguns colegas de municípios e de organismos nacionais, que afirmavam que Viana, atendendo ao trabalho que estava a desenvolver no desporto e nomeadamente na formação e nos desportos náuticos, reuniria condições para ter uma boa candidatura. Começámos a ter uma consciência mais profunda desta intenção há quatro anos quando realizámos a nossa primeira Gala do Desporto. Ficámos surpreendidos, não só a câmara, mas também todos os clubes, pela quantidade de modalidades desportivas que se praticam em Viana do Castelo e com a quantidade de atletas federados que temos nas diversas áreas de mais de duas dezenas de actividades desportivas diferenciadas. Este ano, em Janeiro de 2020, na nossa quarta Gala do Desporto, tivemos 240 campeões nacionais, europeus e internacionais”, revelou o presidente da autarquia vianense, para logo apresentar as ideias principais que rodeiam esta candidatura: “Temos feito um trabalho, ao longo dos últimos anos, de promover a prática desportiva e de também de estilos de vida. Queremos tornar a prática do exercício físico generalizada na população. Viana do CAstelo foi fundadora da Rede Nacional dos Municípios Saudáveis. Temos como prática a criação de mecanismos para apoio a um conjunto de projectos e acções que nos vão consolidar e permitir alargar toda a prática desportiva.
Mas José Maria Costa avisa desde já que esta candidatura não é contra uma qualquer concorrência que possa existir. Viana do Castelo quer mais: “Esta não é uma candidatura contra ninguém. É inclusiva.Queremos que todas as cidades e concelhos do nosso país possam fazer, em 2023, também a sua festa em Viana do Castelo. Queremos promover uma cooperação cada vez maior entre municípios, federações e associações desportivas para que a prática desportiva seja cada vez mais generalizada no nosso país. Em 2023 queremos unir todo o país em Viana do Castelo”.

Tornar Viana do Castelo uma referência a nível desportivo, mas também na ‘luta’ pela coesão do desporto a nível nacional.
Viana do Castelo tem ambições claras, tem objectivos para esta candidatura a CED 2023, mas acima de tudo tem uma meta: criar bases para um crescimento sustentado da prática desportiva, seja competitiva ou por lazer.
“Acima de tudo, para nós é importante que, quando terminar a Cidade Europeia do Desporto 2023, quando terminar a festa, por assim dizer, as coisas não morram. Ou seja, estamos a trabalhar para que tudo o que seja feito ao longo desse ano, sirva de base, seja a raiz para que muita coisa aconteça a nível desportivo. Queremos que continue uma dinâmica associativa e de prática desportiva. Utilizando a linguagem marinheira de Viana do Castelo, já temos o navio em andamento e agora temos que aperfeiçoar a rota e introduzir mais algumas actividades, que se vão constituindo de forma informal, que apoiamos e que queremos ver tornar-se mais formais. Como forma de fomentar cada vez mais as actividades ligadas ao desporto”, refere.

E termina deixando uma mensagem: “avançámos para esta candidatura, conscientes de que estávamos a fazer um projecto para a formação dos nossos jovens e para o incremento da prática desportiva no concelho de Viana do Castelo. Esta é uma candidatura para as pessoas. Se quisesse dar um título seria ‘Viana do Castelo - Cidade Europeia do Desporto para as Pessoas’. Queremos que seja uma grande festa desportiva, de cooperação e que Portugal tenha mais uma boa prestação na organização de eventos”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho