Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
“Queremos criar condições para termos investigadores de qualidade”
Famalicão: Autarquia investe mais de 47 milhões de euros no sector da Educação

“Queremos criar condições para termos investigadores de qualidade”

“Uma fonte de conhecimento e orientação para o futuro”

“Queremos criar condições para termos investigadores de qualidade”

Braga

2023-10-02 às 06h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

Pró-presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Pedro Melo, foi outro dos convidados da emissão especial do ‘Da Europa para o Minho’. Crescimento exponencial do IPCA em análise

Citação

No caso do ensino superior, a região Minho tem instituições de excelência e o caso do IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com sede em Barcelos, é exemplo disso mesmo. “Está a ter um crescimento exponencial, tem-se focado muito no ensino e um dos grandes desafios será conseguir atrair ainda mais estudantes que estão no ensino profissional e, ao nível de internacionalização, tem desafios para criar condições para termos em Barcelos investigadores de qualidade para que possam contribuir para a nossa região”, destacou Pedro Melo, Pró-presidente do IPCA, nas áreas do Empreendedorismo, Emprego e Alumni.
Considerando que “a questão mais relevante para o futuro será a retenção de talento”, o responsável diz ser um desafio partilhado com as empresas da região. “Brevemente vamos ter a segunda edição da Feira de Emprego, que o IPCA, Câmara de Barcelos, ACIB e IEFP colaboram para que permita às empresas encontrarem talento e acreditamos que é o grande desafio, conseguirmos ter empresas dinâmicas para reter o talento e criar condições a todos os níveis para conseguirmos que as pessoas tenham condições para continuarem por Barcelos e pela região”, frisou.
Neste aspecto, o trabalho já está a ser feito e “nos cursos técnicos profissionais temos tido um sucesso muito grande, muito pela relação próxima que temos com as empresas”: “alguns cursos são construídos de raíz com a empresa, são cursos dinâmicos que vão ao encontro das necessidades das empresas. Tivemos mais de duas mil candidaturas na primeira fase este ano e foi um marco histórico, muito pela capacidade de os estudantes conseguirem encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho”.
No lote de investimentos, Pedro Melo destaca a obra B-CRIC com apoio estratégico da autarquia, um edifício construído “com receitas próprias” e duas fontes de financiamento - Norte 2020 e o PRR, que nos está ampliar a nova residência”.
“Há muitos anos que pretendemos ter uma residências e agora com o PRR tivemos essa disponibilidade financeira, que nos permite construir a residência com 130 camas, e adquirir uma que está reformulada junto ao campus e outros investimentos, no caso do Aveparque, em Guimarães, e o edifício em Esposende em parceira com autarquia”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho