Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Queda da direcção provoca eleições antecipadas na Casa do Professor
Loja da UMinho promove produto portugueses

Queda da direcção provoca eleições antecipadas na Casa do Professor

Telmo Correia: CDS vai batalhar pela eleição de dois deputados

Queda da direcção provoca eleições antecipadas na Casa do Professor

Braga

2019-07-05 às 08h11

José Paulo Silva José Paulo Silva

Duas listas disputam as eleições para os órgãos sociais da Casa do Professor. Artur Caldeira e Joaquim Martins disputam a liderança da associação.

Artur Caldeira e Joaquim Martins disputam, dia 20 de Julho, a presidência da Casa do Professor, em eleições que se realizam na sequência da queda da direcção eleita há pouco mais de um ano. A demissão de dois elementos da direcção presidida por Hilário de Sousa obrigou à convocação de novo acto eleitoral.
Artur Caldeira, considerando que as demissões “são sintomáticas de que algo não ia bem na liderança da Casa”, assume a sua candidatura como alternativa à gestão liderada nos últimos anos por Hilário de Sousa, enquanto Joaquim Martins apresenta o seu programa de acção para 2019-2022 “configurado com o plano estratégico aprovado pela assembleia geral para 2018-2020”.
“Mudar o paradigma existente, de um ‘director’ (uma realidade no passado próximo) para uma efectiva direcção” é propósito de Artur Caldeira, que promete as “acções necessárias à captação de novos sócios, mas também à manutenção/fidelização dos actuais, num movimento contrário à desvinculação recente de inúmeros sócios (alguns desde a fundação da Casa), desagradados com a anterior direcção”.
O candidato a presidente da direcção pela lista B quer alterar “o tipo de gestão empresarial” da Casa do?Professor, “que não se coaduna completamente com os fundamentos e a filosofia inerente a esta associação sem fins lucrativos”.
Artur Caldeira entende que é “imperativo ter contas sãs, mas é igualmente imperativo não gerir com objectivos meramente lucrativos, onerando mais do que necessário certas actividades dirigidas aos associados”.
A lista B defende “outras soluções que terão de ser obrigatoriamente deslocalizadas da sede da Casa do Professor” para responder à lista de espera para entrada no Lar da Casa do?Professor.
A lista A, encabeçada por Joaquim Martins, aposta na consolidação do processo de estabilização económico-financeira da instituição, “alcançada nos últimos anos” e no incremento da marca Casa do Professor a nível nacional.
Ampliar a estrutura física do Lar para dar resposta ao aumento da procura desta valência social e “assegurar a existência de espaços diferenciados para responder a utentes com necessidades de apoio específicas” é outra das prioridades da lista A, ao esmo tempo que propõe o alargamento das respostas do serviço de apoio domiciliário, que sirvam de alternativa à estrutura residencial.
A equipa de Joaquim Martins releva a importância de parcerias estratégicas de dimensão nacional para o reforço de serviços prestados aos associados nas áreas de apoio socia, saúde, educação, formação e apoio jurídico. Centralizar o esforço na aproximação efectiva aos associados, através do Gabinete de Apoio ao Associado é outra das propostas da lista.
Ambas as candidaturas assumam a Cultura como uma das dimensões da actividade da Casa do Professor que deve ser continuada.
Artur Caldeira adianta a este propósito que projectos como o Coro Cantabile e o Grupo de Cordas Vozes devem ser “acarinhados e apoiados”.
Joaquim Matos adianta que a programação do Espaço Clarabóias “é potenciadora de uma imagem prestigiante” da instituição e “pilar do desenvolvimento estratégico da Casa do Professor.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.