Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Quaresma e Solenidades da Semana Santa com cartaz cultural intenso
Espectáculo ‘Aldeia das Luzes’ apoia projecto ‘+ Atitude’ da Cruz Vermelha

Quaresma e Solenidades da Semana Santa com cartaz cultural intenso

Vale do Ave como motor europeu de desenvolvimento industrial

Quaresma e Solenidades da Semana Santa com cartaz cultural intenso

Cávado

2023-03-23 às 17h36

Redacção Redacção

De 2 de março a 9 de abril, Esposende volta a viver um dos seus momentos maiores com a realização da Semana Santa, evento único, repleto de tradições seculares que traz a Esposende milhares de visitantes. Ampliando a vivência desta 'Semana Maior', estão previstas diversas acções de âmbito cultural e religioso que incluem o período da Quaresma e se estendem até à segunda- feira de Páscoa.

Citação

As celebrações do Lausperene Quaresmal, as procissões e expressões da fé, os mistérios da Paixão da Morte e da Ressurreição de Cristo continuam a destacar-se de um programa marcado pela aposta crescente na vertente
cultural, merecedor do envolvimento das instituições do concelho, como a Associação Comercial e Industrial (ACICE) e todo o comércio tradicional, com a decoração das montras com a temática da Semana Santa.
“Esta programação pretende a dinamização local, proporcionando condições de atractividade turística, geradoras de um crescente impacto económico”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.

Do diversificado leque de manifestações religiosas, práticas devocionais, eventos culturais e animação local, proporcionadores de vivência intensa da quadra Pascal, assinala-se, na abertura, dia 25 de março, com o concerto
meditativo “O Vos Omnes” que o Coro Ars Vocalis interpretará na Igreja da Misericórdia de Esposende, com participação do Cónego Joaquim Félix.
A Orquestra da Costa Atlântica interpreta, dia 30, na Igreja Matriz, “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, de Joseph Haydn, obra à qual o maestro Luís Miguel Clemente associou um dos últimos e menos conhecidos textos de José Saramago, que nos chegará na voz do ator João Reis.
No dia 31 de Março realiza-se a Via-Sacra Arciprestal, desde a Igreja Matriz de Esposende até à Capela de S. Lourenço e no dia 1 de Abril a Igreja Matriz da Apúlia acolhe o concerto “ITER LUCIS”, pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, que contará com a estreia da obra “Cantiones Harmonicae”, do compositor Eugénio Amorim.

O dia 2 de Abril conta com a Bênção de Ramos que decorrerá na Igreja da Misericórdia, seguida da Procissão da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, com a participação de crianças, adolescentes e jovens da catequese, terminando com a Missa Solene do Domingo de Ramos, na Igreja Matriz de Esposende.
A Procissão de Velas, no dia 5 de Abril, antecederá o concerto espiritual “CRUX”, pelo Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende. Os tapetes de flores naturais podem ser apreciados, a partir do dia 6de Abril, na Igreja da Misericórdia.
Nas noites dos dias 6 e 7 de Abril, quinta e sexta-Feira Santa, decorrerão, respectivamente, a Procissão do Encontro e a Procissão do Enterro do Senhor, que contarão com a participação das Banda de Música de Antas e Belinho.
As cerimónias encerram a 10 de Abril, com a Via Lucis, com a procissão da recolha das Imagens, na Igreja Matriz de Esposende.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho