Base da Força de Sapadores Bombeiros Florestais ajuda a defender a floresta
2025-02-13 às 06h00
Durante o mês de Fevereiro, o roteiro Amigos do Café, promovido pela Associação Empresarial de Braga, convida a desfrutar de 32 menus de brunch e pequeno-almoço em 23 espaços da cidade. Hoje visitamos um dos mais emblemáticos espaços de Braga, a secular Doçaria Cruz de Pedra, em São Victor.
O roteiro ‘Amigos do Café’ leva-nos hoje até uma das casas mais emblemáticas de Braga, a centenária Doçaria Cruz de Pedra. Este é mais um dos 23 espaços que integram esta 10.ª edição da iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Braga, que decorre em Fevereiro.
Localizada na Rua Beato Miguel de Carvalho, n.º 156, em frente à Escola Secundária Carlos Amarante, a Doçaria Cruz de Pedra (Sàbiá) faz da tradição e da qualidade as suas maiores bandeiras.
É Augusta Almeida, a gerente, quem nos conduz na visita a uma casa onde a tradição é imagem de marca, orgulhando-se de confeccionar a grande variedade de produtos que comercializa sem recurso a corantes ou conservantes e seguindo as receitas tradicionais.
O Pudim Abade de Priscos “é o rei”, como assume Augusta Almeida. Muito procurado, este pudim é comercializado numa caixa de cortiça que permite levar a iguaria para todo o mundo. Recentemente, a caixa de cortiça foi melhorada, contando agora com uma alça de cabedal que a torna mais prática e atractiva. “Antigamente tínhamos só a caixa para o pudim pequeno; agora temos também a caixa para o pudim grande”, acrescenta a gerente.
“A qualidade é a nossa maior bandeira. É o que nos distingue no mercado”, sublinha Augusta Almeida, realçando que a Doçaria Cruz de Pedra conta com uma unidade de produção artesanal e é sobretudo por isso que os seus produtos têm tanta procura. “O nosso posicionamento é confeccionar o produto de raiz, com o açúcar, a farinha e os ovos como já se fazia há cem anos”, conta, lembrando que esta é uma casa que vai já na 4.ª geração. A única alteração numa receita é mesmo uma ligeira redução na quantidade de açúcar, por exemplo no pastel dos remédios, um dos doces conventuais da casa. Este pastel é confeccionado seguindo a receita ancestral do antigo Convento dos Remédios. É vendido numa embalagem própria onde existe um QR Code através do qual o cliente pode encontrar as diversas peças do antigo convento que hoje estão espalhadas por diferentes locais da cidade de Braga.
O sortido de biscoitos, o pão-de-ló e o toucinho do céu são outros exemplos de iguarias muito procuradas pelos clientes. “O nosso foco é que o cliente fique satisfeito, porque assim ele volta e vai recomendar-nos”, refere.
Neste roteiro, a Doçaria Cruz Pedra aposta num menu de pequeno-almoço onde estão dois dos seus doces mais procurados, o brownie de coco ou o de chocolate. A três euros por pessoa, o menu é composto por café, sumo natural de laranja e brownie de coco ou de chocolate.
Esta é 10.ª edição de ‘Amigos do Café’. O Correio do Minho e a Antena Minho divulgam diariamente os espaços aderentes e respectivas propostas.
26 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário