Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
PóvoaCresce: Câmara apoia 170 famílias com crianças na creche
Vila Praia de Âncora assinala centenário

PóvoaCresce: Câmara apoia 170 famílias com crianças na creche

Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

PóvoaCresce: Câmara apoia 170 famílias com crianças na creche

Cávado

2019-09-19 às 12h00

Lurdes Marques Lurdes Marques

Câmara da Póvoa de Lanhoso apresentou ontem o PóvoaCresce, um novo programa que vai apoiar cerca de 170 famílias do concelho com crianças a frequentar a creche.

Citação

A partir de hoje, todas os povoenses com crianças na creche vão ser apoiados pela Câmara Municipal. Na apresentação desta nova medida de apoio social, na manhã de ontem, a vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, explicou que o apoio financeiro tem três escalões (15, 30 e 50 euros mensais) o que se traduz, anualmente, num apoio de 165, 330 ou 550 euros.
Os pais devem efectuar a candidatura junto da Câmara Municipal, apresentando, trimestralmente, os recibos e recebendo o apoio correspondente.
Estão abrangidas as crianças com idades entre os zero e os três anos, dado que, a partir desta idade, existem respostas no sector público e apoiadas pela autarquia.
A apresentação das candidaturas decorre até final de Outubro.
Contribuir para o apoio à natalidade no concelho; aumentar o bem-estar social dos povoenses e contribuir para a fixação dos jovens casais e atrair novos residentes é o que se pretende com esta medida, como destacou Gabriela Fonseca.
“O PóvoaCresce pretende ajudar todos os casais, independentemente dos seus rendimentos. Se é verdade que temos de ter medidas sociais para quem mais precisa, também é verdade que a autarquia não pode ter apenas respostas para estes povoenses. Isto é, queremos também ajudar aqueles que tendo rendimentos que saem da esfera dos apoios sociais, não deixam de ter muitas despesas e necessidades. Para nós, o verdadeiro estado social não é apenas aquele que responde aos mais carenciados, mas sim que distribuiu o que recebe dos impostos por toda a população de forma gradual e justa”, acrescentou Gabriela Fon- seca.
Para esta medida, a Câmara Municipal canaliza uma verba de 70 mil euros, para apoiar as cerca de 170 famílias com crianças na creche.
Na sua intervenção, Avelino Silva, presidente da Câmara Municipal, mostrou-se satisfeito pela taxa de natalidade no concelho. Exemplo disso é a falta de vagas nas creches existentes no concelho. Para além de ser uma satisfação é também uma preocupação, tendo o autarca encetado diligências, junto dos responsáveis da Segurança Social para a resolução do problema.
Esta é, segundo Avelino Silva, a sexta medida social a ser implementada. “Todas as medidas estão a funcionar em pleno e estamos a ajudar, mais do que nunca, os mais jovens. São os jovens casais que precisam de mais apoio”.
“Queremos ajudar todos os povoenses a crescer na Póvoa de Lanhoso, a ter o o seu emprego na Póvoa de Lanhoso. Estamos a fazer um grande esforço nesse sentido”, referiu o autarca.
Avelino Silva quer que a Póvoa de Lanhoso seja um bom para viver, trabalhar e conviver.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho