Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Póvoa de Lanhoso: Frederico Castro destaca cooperação para dar boas respostas à população
Meia maratona liga Esposende a Barcelos

Póvoa de Lanhoso: Frederico Castro destaca cooperação para dar boas respostas à população

Famalicão avança com criação do Plano Estratégico do Desporto

Póvoa de Lanhoso: Frederico Castro destaca cooperação para dar boas respostas à população

Cávado

2025-02-19 às 07h00

Redacção Redacção

Presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso defende que cooperação entre entidades que actuam na área da Protecção Civil “é absolutamente fundamental” para acorrer às necessidades das pessoas.

Citação

No seminário ‘Os desafios da Protecção Civil no Patamar Local’, realizado ontem, o presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso destacou “a importância da cooperação” entre as entidades e parceiros, que “dão um pouco de si à construção das soluções” que estão à disposição da população. “Esta boa articulação é absolutamente fundamental para podermos acorrer às necessidades no terreno, às pessoas, às instituições, na proteção de bens”, disse Frederico Castro.
Inserido na III Semana Municipal da Protecção Civil da Póvoa de Lanhoso, o seminário realizou-se no Theatro Club, reunindo agentes da protecção civil, bombeiros, responsáveis autárquicos e estudiosos com responsabilidades nesta temática.
Frederico Castro, que é o responsável pela Protecção Civil municipal, agradeceu as presenças no evento, sublinhando o contributo que dão à comunidade: “É um trabalho excelente que têm desenvolvido devido à excelente cooperação entre os municípios e as estruturas da Protecção Civil do Vale do Ave, os Bombeiros Voluntários, a Cruz Vermelha, a GNR, e os Serviços do Município”.
O edil realçou a importância desta cooperação e abordou ainda o trabalho desenvolvido “nestes últimos três anos” considerando que é “muito bom, mas não é ainda satisfatório”, pois “há novos desafios e novas propostas”.
Anteriormente, “existia apenas um técnico de Protecção Civil que, com poucos recursos, ia fazendo aquilo que podia”, lembrou, acrescentando que o Município tem vindo a fazer “um investimento muito significativo”, que deve ser acompanhado pela evidência da valorização da Protecção Civil, e é nesse contexto que se realiza esta Semana dedicada à temática.
Referindo-se ao debate sublinhou que nos dois painéis seriam abordados os desafios da Protecção Civil e da sua importância nas comunidades locais, “pois há uma pedagogia que devemos fazer junto das populações e dos autarcas que têm a possibilidade de ter um papel mais relevante e profundo neste trabalho”.
Marta Coutada, secretária executiva da CIM do AVE, felicitou a Câmara da Póvoa de Lanhoso pela realização desta iniciativa.
“A Póvoa de Lanhoso tem sido exemplar naquilo que é a promoção da colaboração entre as diferentes estruturas municipais da Protecção Civil e desde 2022 - em que foi feita aqui a primeira reunião intermunicipal de Protecção Civil por iniciativa da Câmara da Póvoa de Lanhoso - têm sido aqui repetidos esses momentos de reflexão e debate, que são fundamentais se queremos melhorar e dar à Protecção Civil a importância que ela tem nos dias de hoje, numa altura em que por força das alterações climáticas nos defrontamos com fenómenos meteorológicos que provocam inundações, incêndios”, afirmou.
Marta Coutada reforçou a vertente da colaboração entre os diferentes agentes que “é fundamental” no contexto de comunidade intermunicipal, e no Ave, essa tem sido a linha de actuação em todas as áreas e a Protecção Civil não é uma excepção”.
Também o comandante Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Ave, Rui Costa, destacou a importância deste seminário: “Temos de olhar para a Protecção Civil de uma forma positiva, por tudo aquilo que se faz, para prevenirmos aquilo que possa acontecer. Qualquer vítima que tenhamos numa acção de socorro é uma vítima a mais.” Notou que ter a comunidade local “conhecedora do que tem à sua volta, que conhece os riscos, é uma população mais resiliente e mais bem preparada para fazer face ao possa surgir no dia-a- -dia”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho