Correio do Minho

Braga, terça-feira

Póvoa de Lanhoso celebra hoje o seu dia
Sorteio do Campeonato de Portugal de futebol realiza-se esta segunda-feira

Póvoa de Lanhoso celebra hoje o seu dia

Madeirenses festejaram em Braga título de campeões nacionais de futebol de rua

Cávado

2018-03-19 às 06h00

Lurdes Marques

Festas de S. José vivem hoje o seu dia maior. Neste feriado concelhio, o destaque vai para a majestosa procissão, composta por 33 andores, e para o ambiente de romaria que se vive em toda a sede do concelho.

A Póvoa de Lanhoso vive hoje o dia grande das festas de S. José. No feriado concelhio, às cerimónias religiosas, com missa e procissão, junta-se o Concurso Pecuário, a Feira de S. José, o hastear das bandeiras e um concerto de música filarmónica, tudo isto rodeado de um ambiente que caracteriza uma festa popular. Há divertimentos, com os tradicionais carrinhos de choque, farturas e pipocas e os doces de romaria. O cenário está criado, só faltando a colaboração de S. Pedro para que milhares de pessoas se concentrem hoje na Póvoa de Lanhoso.
Um dos momentos mais aguardados do programa é, sem dúvida, a procissão em honra de S. José, a partir das 16 horas, composta por 33 andores adornados a flores naturais, naquele que é o momento ímpar de reunião de todas as paróquias do concelho.

Aos andores dos 29 santos padroeiros do concelho, juntam-se o andor do Menino Jesus e S. José, e, ainda, os andores de S. Março e Nossa Senhora da Misericórdia, apresentados, respectivamente, pelos Bombeiros e Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
O ambiente é de festa naquela que é a primeira romaria minhota do ano. Ao longo das várias artérias da vila, concentram-se os vários vendedores.
De tudo um pouco de pode comprar naquela que é a festa do concelho da Póvoa de Lanhoso.
No Parque do Pontido, espera-se uma grande romaria a partir das 9 horas, local que acolhe o Concurso Pecuário, com os criadores a trazerem os seus melhores exemplares às festas de S. José, para assim arrecadar os prémios a concurso.

O hastear da bandeira é o momento solene que acontece pelas 9.30 horas, nos Paços do Concelho, seguindo-se às 11 horas, no Salão Paroquial, a missa solene, celebrada pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida.
Banda de Música dos Bombeiros e Banda Musical de Calvos protagonizam, junto aos Paços do Concelho, um Concerto de Música Filarmónica.
No dia de ontem, para além da Noite Solidária, com o Tributo a António Variações, e a actuação de José Cid, assim como o Encontro de Concertinas, destaque para a Concentração de Motas Clássicas, o Passeio BTT e a Encontro de Carochas.

Organizada pelo Moto Clube Maria da Fonte, a exposição/concentração de Motas Clássicas contou com a presença de cerca de 150 motorizadas, que não temeram a chuva que ameaçava cair.
O gosto pelas duas rodas motorizadas levou pessoas de vários pontos do concelho e de concelhos vizinhos até ao centro da vila.
Mais uma vez, a autarquia chama até si as associações e instituições do concelho para apresentar nas festividades as suas actividades mais emblemática.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.