Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Póvoa de Lanhoso cancela comemoração presencial do Dia do Concelho
Eça sentou-se à mesa com muita alma

Póvoa de Lanhoso cancela comemoração presencial do Dia do Concelho

APPACDM investe perto de meio milhão de euros para requalificar CAO de Gualtar

Póvoa de Lanhoso cancela comemoração presencial do Dia do Concelho

Cávado

2020-09-23 às 15h15

Redacção Redacção

Esta decisão prende-se com o atual estado de contingência em que se encontra o nosso país.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso decidiu cancelar as comemorações presenciais do Dia do Concelho, que se assinala a 25 de setembro. Desta forma, a data será evocada através das redes sociais do Município, com as intervenções oficiais do Presidente da Câmara Municipal, Avelino Silva, às 19h00, e do Presidente da Assembleia Municipal, João Duque, às 18h00.

Esta decisão prende-se com o atual estado de contingência em que se encontra o nosso país.

O Dia do Concelho é uma oportunidade para fazer o balanço da atividade autárquica e para projetar o futuro, num contexto marcado pela pandemia de COVID19 e suas consequências sanitárias, económicas e sociais. Por isso, esta tem sido a data escolhida pela Câmara Municipal para distinguir personalidades e entidades que se têm notabilizado no contributo para o desenvolvimento da Póvoa de Lanhoso. Este ano, esse reconhecimento tem como destinatária a própria comunidade Povoense, de forma individual e coletiva, pela luta que tem estado a travar, em várias frentes, contra a COVID19. A também habitual homenagem a funcionários pelo tempo trabalho ao serviço da Autarquia Povoense também ficará para oportunidade futura.

No mesmo dia, pelas 21h00, será ainda divulgado online um vídeo que tem como protagonistas cidadãos e cidadãs da Póvoa de Lanhoso, através da leitura do poema “A minha terra” de João Augusto Bastos.

Através do Dia do Concelho pretende-se contribuir para que as novas gerações sintam a sua identidade, valorizem o esforço dos seus antepassados e mantenham vivo o amor à nossa terra. Trata-se ainda de uma oportunidade para homenagear pessoas e/ou entidades locais que têm contribuído para o desenvolvimento social, económico, cultural ou desportivo da Póvoa de Lanhoso, reconhecendo o trabalho desenvolvido todos os dias por muitos Povoenses nas mais variadas áreas, à semelhança dos homens e mulheres de gerações passadas que lutaram pela afirmação do concelho.

A Póvoa de Lanhoso assinala o 25 de Setembro, reconhecendo a importância histórica da data, que representa o nascimento do concelho há 728 anos. A 25 de Setembro de 1292, o rei D. Dinis, em Coimbra, outorgou Carta de Foral aos Povoenses de então e aos que se lhes seguiriam.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho