Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
PS destaca “vitória expressiva” no distrito de Braga
Criação de cinema jovem impulsionado em Famalicão

PS destaca “vitória expressiva” no distrito de Braga

Guimarães recebe Open de Portugal de Ténis de Mesa

PS destaca “vitória expressiva” no distrito de Braga

Nacional

2019-10-08 às 06h00

Isabel Vilhena Isabel Vilhena

Joaquim Barreto, líder da distrital de Braga do Partido Socialista, destaca a “vitória expressiva” do partido nestas eleições legislativas. José Manuel Fernandes, líder da distrital de Braga do Partido Social-Democrata aponta “qualidade” da lista PSD.

As eleições legislativas ditaram no distrito de Braga uma vitória do Partido Socialista com 36,4 por cento.
Para Joaquim Barreto, presidente da Federação da Distrital de Braga do PS, esta “é uma vitória expressiva do Partido Socialista que aumentou 23 mil votos em relação a 2015 e que levou à recuperação de um deputado, passando de sete para oito mandatos”, realçando ainda que “alcançou mais 10 mil votos que o PSD”.
O líder da Federação do PS deu ainda nota que o aumentou o número de votos em todos os concelhos, nomeadamente Guimarães, Fafe, Cabeceiras de Basto e neste último sublinhou o facto de ter aumentado em todas as freguesias do concelho de Cabeceiras de Basto.

Para o líder da distrital de Braga do PSD, José Manuel Fernandes, alcançou um “bom resultado - 34,08 por cento - seis pontos acima da média nacional”.
José Manuel Fernandes destaca a qualidade da lista do PSD apresentada só com elementos do distrito de Braga que conduziu a estes resultados e que agora servem de base para as próximas eleições autárquicas”, sublinhando ainda que estes resultados são “um bom indicador para as autárquicas”, cujo objectivo é manter o número de câmaras do PSD e conquistar novas autarquias”, nomeadamente Barcelos. Para o líder da distrital do PSD o partido deve estar unido e focado neste objectivo de manter o número de câmaras municipais e, se possível, aumentar”.

O Bloco de Esquerda é um dos grandes vencedores da noite eleitoral no distrito de Braga, conseguindo duplicar o número de deputados, passando de um para dois. O BE elegeu José Cardoso e Alexandra Vieira. É com “muita satisfação” que José Cardoso vê a eleição de dois deputados” que considera “resultado de um intenso trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Bloco de Esquerda e pelas estruturas locais que vai no sentido de uma afirmação do partido no distrito de Braga”. O Bloco de Esquerda obteve 8,88 por cento, tendo alcançado 41.331 votos no distrito de Braga.
Do rescaldo da votação de ontem no distrito de Braga, o CDS--PP obteve 4,11 por cento, tendo conseguido eleger apenas o deputado Telmo Correia e perdido um. Aliás, o nome de Telmo Correio foi alvo de contestação interna por ser cabeça-de-lista e eleito por um distrito ao qual era acusado de não ter qualquer ligação.

O líder da Distrital do CDS-PP, Nuno Melo, que não quis fazer qualquer comentário político ao resultado eleitoral no distrito de Braga. Em comunicado, o partido afirma que “a eleição de um deputado no distrito é uma responsabilidade acrescida, pela importância que o Telmo Correia terá na defesa das políticas do partido, assim como dos compromissos com os eleitores do distrito”.
A CDU recuou nas eleições legislativas de domingo em percentagem e votos, perdendo a deputada no distrito de Braga, Carla Cruz. O ‘Correio do Minho’ tentou contactar o coordenador da CDU do distrito de Braga, Gonçalo Oliveira, mas este encontrava-se incontactável. Seja como for, Carla Cruz prometeu que “a luta continua” pelos “trabalhadores e o povo com os eleitos da CDU na Assembleia da República”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.