Miguel Ângelo junta-se a Vítor Hugo na selecção para corrida ao Europeu
2020-12-03 às 16h14
O conjunto de medidas e ações a desenvolver, pauta-se de acordo com o que as instituições visadas se propuseram a concretizar, por meio de candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais — 3.ª Geração - PARES 3.0., por si efetuadas.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima celebrou protocolos de apoio financeiro com quatro IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, visando o reforço da capacidade da resposta social concelhia, quer através da melhoria de equipamentos já existentes, quer através da criação de novas soluções a instalar no concelho.
O conjunto de medidas e ações a desenvolver, pauta-se de acordo com o que as instituições visadas se propuseram a concretizar, por meio de candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais — 3.ª Geração - PARES 3.0., por si efetuadas.
Assim, a Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição submeteu uma candidatura ao PARES, sob a designação “Construção da ERPI”, com o objetivo de construir uma nova Estrutura Residencial para Idosos.
A Casa do Povo de S. Julião de Freixo submeteu a sua candidatura denominada “Alteração de uso de um edifício existente para Lar de Idosos, Casa Magalhães”, com o objetivo de aumentar a oferta do lar.
O Centro Social e Paroquial de S. Martinho da Gandra prevê também através da sua candidatura aumentar a sua capacidade, submetendo a proposta de “Alteração e Ampliação do Lar de Idosos”.
A Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana – AAPEL submeteu a sua candidatura com a designação “Ampliação do Centro de Atividade Ocupacional da AAPEL” como forma de aumentar a sua capacidade.
Todas as instituições foram unânimes nos agradecimentos à Câmara Municipal, bem como na constatação que a procura dos serviços existentes é superior à oferta, confirmando que “é necessário e urgente dar mais e melhores respostas às necessidades sentidas pela população.”
O total das candidaturas apresentadas representa “um investimento de 5,2 milhões de euros, e vai abranger 141 utentes, o que significa a dimensão destes projetos”, realçou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes.
Neste sentido, e tendo em conta a realidade agravada pela pandemia da Covid-19, o Município de Ponte de Lima aprovou a concessão de um apoio financeiro correspondente ao valor elegível que venha a ser aprovado no âmbito da candidatura ao PARES 3.0. O montante de financiamento público do Aviso a atribuir pelo Instituto da Segurança Social, I. P será, no máximo, de 75%; e do Município, no máximo de 12,5% da componente do investimento, o que representa uma parcela do Orçamento Municipal na ordem dos 637 000€, revelou o autarca.
Assim, e nos termos do protocolo celebrado, a comparticipação permitirá a cada instituição criar melhores condições para prosseguir com a candidatura e a execução do projeto que se propõe desenvolver.
De recordar que estes projetos preveem a requalificação, ampliação e construção de equipamentos sociais com vista à redução das desigualdades de saúde e à promoção da inclusão social através da melhoria do acesso aos serviços sociais, ao equilíbrio das redes locais de equipamentos e o apoio à compatibilização da vida profissional com a vida familiar.
A concluir esta cerimónia protocolar, o Presidente da Autarquia Limiana deixou uma nota de agradecimento “às Instituições pelo trabalho notável que têm efetuado, sendo um ato de coragem
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário