Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Projeto eTwinning internacional “Buen Camino” explora os Caminhos de Santiago
Temperaturas altas representam perigo elevado para a saúde

Projeto eTwinning internacional “Buen Camino” explora os Caminhos de Santiago

Câmara e Coopbarroso assinam protocolo

Projeto eTwinning internacional “Buen Camino” explora os Caminhos de Santiago

Cávado

2024-06-13 às 14h00

Redacção Redacção

Enquadrado no Projeto Cultural de Escola (Plano Nacional das Artes) este projeto permitiu que os alunos embarcassem numa viagem pelo mundo encantado dos múltiplos Caminhos de Santiago e foi distinguido com o Selo Nacional de Qualidade e com o Selo Europeu de Qualidade.

Citação

Buen Camino é a expressão usada entre peregrinos que se cruzam no Caminho a Santiago de Compostela. Este é, também, o nome do projeto desenvolvido no Agrupamento de Escolas Vale D´Este, Viatodos, coordenado pela Professora Maria de Lurdes Martins e desenvolvido em parceria com outras escolas de Portugal e Espanha, com o intuito de criar um roteiro bilingue do Caminho Português de Santiago (recorrendo ao Google Earth).
Este roteiro resultou numa exploração literária, geográfica, geológica, histórica e cultural do percurso.
Contribuindo para a disseminação deste projeto foi inaugurada, no dia 2 de maio, a exposição “Buen Camino, Viagem pelo mundo encantado dos Caminhos de Santiago” na Casa da Azenha, em Barcelos. Esta inauguração enquadra-se no dia dedicado aos caminhos de Santiago.

A abertura coube à Vereadora Elisa Braga, Vereadora da Cultura, Turismo e Artesanato, e ao Professor Luís Ramos, Diretor do Agrupamento de Escolas Vale D´Este. Marcaram também presença uma enorme comitiva de ilustres convidados dos quais destacamos a Dr.ª Ana Vieira (Coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes), Dr.ª Claúdia Milhazes (Diretora do Museu de Olaria) e o Sr. Celestino Lores (Presidente da Associação dos Amigos do Caminho Português em Espanha). Enquadrado no Projeto Cultural de Escola (Plano Nacional das Artes) este projeto permitiu que os alunos embarcassem numa viagem pelo mundo encantado dos múltiplos Caminhos de Santiago e foi distinguido com o Selo Nacional de Qualidade e com o Selo Europeu de Qualidade.
Nesta exposição os visitantes puderam apreciar um vídeo de compilação das principais etapas percorridas nesta aventura e uma instalação artística composta por sete peças de Figurado originais, alusivas a Santiago, da autoria do aluno e jovem artesão Domingos Francisco Ferreira, acompanhadas por mais de uma centena de conhas vieiras, símbolo dos peregrinos, criadas em barro pelos alunos do segundo ano de sete escolas do 1.º ciclo do AE Vale D´Este, em colaboração com a Câmara Municipal de Barcelos e com o Museu de Olaria de Barcelos.
O Agrupamento de Escolas de Vale D’ Este, Viatodos, Barcelos, foi distinguido pela primeira vez com o eTwinning School Label 2023-2024. A atribuição deste galardão ocorreu no dia 3 de maio de 2023, pela European School Educational Platform. Este foi, sem dúvida, o reconhecimento público, a nível europeu, da qualidade das práticas pedagógicas dos docentes do Agrupamento de Escolas de Vale D’ Este.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho