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Braga

2025-06-11 às 20h30

Redacção Redacção

Projecto ´Braga Cycling Network Optimization´.

Citação

O projeto ´Braga Cycling Network Optimization (BCNO)´ uma iniciativa conjunta do Município de Braga e do Automóvel Clube de Portugal (ACP), foi aprovado para financiamento no âmbito do programa ´FIA Safe and Sustainable Mobility Grants 2025´.

Com início previsto para julho e execução até junho do próximo ano, esta distinção reconhece o mérito de um consórcio que alia a visão política estratégica do Município sobre mobilidade urbana sustentável - e a sua articulação com os instrumentos de planeamento em vigor - à experiência e capacidade técnica do ACP na promoção da segurança e sustentabilidade na mobilidade.

A proposta, desenvolvida em colaboração com a empresa Factual, através da tecnologia ´Lane Patrol´, visa requalificar a rede ciclável da cidade com base em evidência técnica, percursos reais dos utilizadores e metodologias inovadoras de avaliação de risco.

“Esta aprovação é um sinal claro de confiança no trabalho que Braga tem vindo a desenvolver na área da mobilidade sustentável. Representa também um estímulo para continuarmos a apostar numa cidade mais amiga das pessoas. A rede ciclável tem um papel essencial na nossa estratégia de mobilidade, e este projeto ajudará a consolidá-la com base em evidência técnica e contributo direto dos utilizadores”, afirma Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga.

O projeto surge como uma resposta concreta às necessidades identificadas no terreno e dá continuidade ao trabalho iniciado com os projetos europeus Bicification e Reactivity, onde milhares de trajetos realizados em bicicleta foram registados e analisados. O BCNO pretende transformar essa informação em ação, corrigindo falhas de ligação, melhorando a segurança e tornando a rede ciclável mais atrativa e coerente.



Metodologia ´CycleRAP´ assume papel central neste projeto

Uma das ferramentas centrais do projeto será a aplicação da metodologia ´CycleRAP´, que permite avaliar de forma rápida, acessível e sem necessidade de dados de sinistralidade os riscos associados às infraestruturas cicláveis e viárias.

O ´CycleRAP´ identifica os pontos de maior vulnerabilidade para ciclistas e utilizadores de mobilidade suave com base em fatores como o traçado da via, a velocidade do tráfego, as condições do piso, a existência (ou ausência) de separação física entre modos e a presença de interseções complexas.

No caso de Braga, a sua utilização permitirá classificar cada segmento da rede ciclável de acordo com o seu nível de risco, auxiliando na definição de prioridades de intervenção. Esta abordagem objetiva e baseada em critérios técnicos será essencial para tornar a rede mais segura e eficiente, especialmente em zonas onde há maior volume de utilizadores e coexistência entre diferentes modos de transporte.

Este projeto reafirma o compromisso de Braga e do ACP com a construção de soluções de mobilidade seguras, sustentáveis e centradas nas pessoas. A cooperação entre uma entidade local, com forte capacidade de implementação territorial, e uma entidade nacional com reconhecida competência técnica traduz-se numa proposta sólida, inovadora e perfeitamente alinhada com os objetivos estratégicos europeus para a mobilidade ativa.”

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