Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Projecto ‘UMSumário’ da AAUM ganha troféu de voluntariado
Mulheres do Regimento de Cavalaria n.º6 destacam “igualdade de oportunidades”

Projecto ‘UMSumário’ da AAUM ganha troféu de voluntariado

PS/Barcelos tem candidato e candidato a candidato

Projecto ‘UMSumário’ da AAUM ganha troféu de voluntariado

Ensino

2021-01-04 às 08h03

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Oitenta estudantes da Universidade do Minho participam actualmente no programa de voluntariado ‘UMSumário’, dando apoio ao estudo a crianças e jovens dentro e fora do país. Acaba de ser premiado.

O projecto ‘UMSumário’, desenvolvido pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), através do qual estudantes universitários dão apoio ao estudo a crianças e alunos do ensino básico, acaba de ser distinguido com o Troféu Português do Voluntariado, na categoria Jovem, um reconhecimento nacional que é atribuído pela Confederação Portuguesa do Voluntariado.
Recorde-se que o projecto ‘UMSumário’ foi lançado durante a pandemia do novo coronavírus Covid-19, no sentido de os estudantes da Universidade do Minho ajudarem, na medida do possível, e também maioritariamente via online, os alunos do ensino básico, através de sessões explicativas de determinadas matérias ou mesmo no apoio à realização dos seus trabalhos de casa.

“O sucesso académico é o grande objectivo deste programa, que foi lançado no terceiro período do passado ano lectivo 2019/2020, precisamente no momento em que os alunos se viram confrontados com o ensino à distância e, muitas vezes, sem um apoio mais próximo”, recordou, a propósito, Rui Oliveira, presidente da AAUM, em entrevista dada ao Correio do Minho.
Segundo o dirigente associativo, este projecto que teve continuidade neste ano lectivo de 2020/2021, visou também mostrar à sociedade em geral a forma como os estudantes da Universidade do Minho podem dar também o seu contributo de forma solidária.

Nesta segunda edição do projecto, contam-se cerca de 80 voluntários e outros tantos alunos, nacionais e internacionais, abrangendo crianças a residir em Angola e destacando-se ainda a participação de algumas crianças oriundas da Síria, em parceria com a ‘ONG MEERU | Abrir Caminho’.
A entrega do prémio à AAUM pelo desenvolvimento deste projecto de apoio ao estudo teve lugar recentemente, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Voluntariado.
Um prémio através do qual, a Confederação Portuguesa do Voluntariado - entidade promotora - pretende, acima de tudo, “reconhecer o trabalho dos voluntários em Portugal, valorizando a sua acção, quer em contexto normal, quer em contexto pandémico”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho