Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Projecto ‘MyMachine’ constrói máquinas idealizadas por crianças
Vila Praia de Âncora assinala centenário

Projecto ‘MyMachine’ constrói máquinas idealizadas por crianças

Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Projecto ‘MyMachine’ constrói máquinas idealizadas por crianças

Vale do Ave

2018-07-19 às 11h23

Redacção Redacção

Projecto envolveu 120 crianças do 1.º ciclo e um grupo de alunos da Universidade Lusíada e das escolas profissionais do concelho famalicense. Foram idealizadas e criadas seis máquinas.

Citação

No âmbito do Projecto ‘MyMachine’, promovido pelo município de Vila Nova de Famalicão, alunos universitários e do ensino profissional construíram máquinas idealizadas por crianças.
Às crianças do 1.º ciclo coube a tarefa de imaginar uma máquina com determinada utilidade, aos mais velhos que frequentam a universidade e as escolas profissionais coube a árdua empreitada de concretizar a tal máquina.
O projecto ‘MyMachine’ decorreu durante o ano lectivo 2017/2018, no concelho de Vila Nova de Famalicão, sendo promovido pela autarquia e envolvendo mais de 120 crianças do 1.º ciclo de seis agrupamentos de escolas do concelho e um grupo de alunos da Universidade Lusíada e das Escolas de Ensino Profissional.

Ao todo foram idealizadas e concretizadas seis máquinas. Uma máquina para arrumar os brinquedos; outra para distinguir os ‘toques’; para arrumar o material escolar; para medir e informar sobre o ruído; para afiar automaticamente os lápis; e, por fim, uma máquina ‘Colete’ para salvar vidas.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “este projecto tem a virtuosidade de aproximar o contacto entre as escolas do 1º ciclo, as escolas profissionais e as universidades, colocando todos a trabalhar no objectivo de dar corpo ao sonho das crianças”.

O ‘MyMachine’ permite aos mais pequenos “sonhar alto” e obriga os alunos mais velhos ao esforço de simplificarem os processos criativos e de execução, para conseguirem tornar realidade as ideias das máquinas. Máquinas que são sonhadas para resolver problemas do mundo ou do dia a dia, recorrendo à criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar a vida.
O projecto junta a esta simplicidade o conhecimento científico e a capacidade tecnológica de instituições de ensino superior e do ensino profissional.

Refira-se que ‘MyMachine’ é um projecto que nasceu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest, com o objectivo de permitir às crianças do 1.º ciclo ver concretizadas as suas ideias de solucionar problemas através da construção de “máquinas”.
Em Portugal, a marca institucional é gerida pelo Parque Tecnológico de Óbidos com quem o Município de Vila Nova de Famalicão estabeleceu ligação de parceria para o estender às escolas da sua rede educativa.
O resultado final poderá ser apreciado, brevemente, com o lançamento da segunda edição do ‘MyMachine’ em Vila Nova de Famalicão.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho