Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Projecto Monção Social apoiou 204 famílias
Vítor Oliveira: “tranquilos, mas conscientes daquilo que temos que fazer”

Projecto Monção Social apoiou 204 famílias

Paulo Cunha: “Muito obrigado a todos os famalicenses”

Projecto Monção Social apoiou 204 famílias

Alto Minho

2019-12-09 às 18h23

Redacção Redacção

Iniciado este ano, o projecto contempla seis medidas: comparticipação de medicamentos; apoio à vacinação infantil; atribuição de bens de apoio; apoio de Integração em Creche; apoio ao Transporte de Doentes não Urgentes; e apoio à Recuperação de Habitações Degradadas. As candidaturas para 2020 já estão abertas, podendo ser efetuadas a qualquer momento.

Considerando as desigualdades individuais, subjacentes à problemática da pobreza e exclusão social, a intervenção dos municípios assume uma importância, cada vez mais relevante, na inclusão social e melhoria das condições de vida dos agregados familiares em situação de fragilidade económica.??Nesse sentido, a Câmara Municipal de Monção implementou o Programa “Monção Social” com o objetivo de minimizar as situações de adversidade social da população local, promovendo, em paralelo, qualidade de vida aos munícipes e maior equilíbrio social.
 
No primeiro ano de atividade, o “Monção Social”, projeto que abrange seis medidas de apoio à população, com uma verba de 100.000,00 € inscrita no plano e orçamento deste ano, beneficiou 204 monçanenses, dos quais 48 em mais do que uma medida.
 
Quem pretender aceder ao “Monção Social” no próximo ano, já pode apresentar a respetiva candidatura no Balcão Único de Atendimento da CMM, no edifício do Loreto. Mesmo quem beneficiou das medidas de apoio no presente ano, tem de voltar a candidatar-se.
 
O regulamento e requerimento estão disponíveis no portal municipal www.cm-moncao.pt (barra Social – menu Monção Social). Qualquer dúvida ou esclarecimento, contactar os serviços sociais da CMM, na antiga Casa do Dr. Pinho, Rua Sá da Bandeira.
 
“Comparticipação de Medicamentos” é a medida mais procurada pelos monçanenses. A autarquia suporta uma percentagem do encargo do utente na aquisição, mediante receita médica, de medicamentos comparticipados pelo Sistema Nacional de Saúde.
 
Segue-se o “Apoio à Vacinação Infantil”, medida que comparticipa a compra de vacinas que não estão contempladas no Programa Nacional de Vacinação, e “Atribuição de bens de apoio”, a qual auxilia os munícipes na aquisição de materiais e aparelhos na área da saúde.
 
Na medida “Apoio de Integração em Creche”, destinada a crianças entre os três meses e os três anos, o valor da comparticipação municipal é calculado com base nos rendimentos do agregado familiar, apoiando-se quem apresentar poucos recursos financeiros.
 
Quanto ao “Apoio ao Transporte de Doentes não Urgentes”, a medida destina-se a comparticipar os monçanenses nos transportes para consulta, internamento, tratamento e/ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica prescritos pelo médico.
?Com a finalidade de melhorar as condições de habitabilidade das residências permanentes de famílias com comprovada carência económica, a medida “Apoio à Recuperação de Habitações Degradadas” consiste na beneficiação da caixilharia, telhados, cozinhas e casas de banho.
 
Candidaturas para 2020:
 
Apresentação da respetiva candidatura no Balcão Único de Atendimento da CMM, no edifício do Loreto. Mesmo quem beneficiou de apoio no presente ano, tem de voltar a candidatar-se. As candidaturas já se encontram abertas, podendo ser efetuadas a qualquer momento.
 
Regulamento e requerimento disponíveis no portal municipal www.cm-moncao.pt. (barra Social – menu Monção Social). Qualquer dúvida ou esclarecimento, contactar os serviços sociais da CMM, na antiga Casa do Dr. Pinho, Rua Sá da Bandeira.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho