Onda guerreira vai inundar Chaves
2023-02-03 às 06h00
Documento pretende contribuir para a articulação entre as várias entidades de modo a fazer de Vizela um concelho mais educativo, inovador e criativo. Alunos foram chamados a contribuir para o projecto.
A Câmara Municipal de Vizela apresentou ontem o Projecto Educativo Local, denominado ‘Vizela: Construção de um Território Educador. Projecto Educativo Local do Município ou uma Nova Visão da Educação e da Formação’.
O documento tem como objectivo principal construir um concelho educador, inovador e criativo através de uma articulação estratégica entre os diferentes actores educacionais, as diferentes comunidades e a sociedade civil.
O plano resulta de uma estratégia global que tem sido aplicada pelo município de Vizela nos últimos cinco anos.
“Fizemos um diagnóstico aprofundado àquilo que era a educação, assente em três pontos essenciais: o que eram as infra- estruturas dos edifícios escolares, os apoios sociais à educação e aos alunos que frequentam as nossas escolas e a necessidade de uma estrutura transversal a todas as escolas do concelho”, disse Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela. A manutenção das infraestrutras foi adjudicada às juntas de freguesia.
Na acção social, a autarquia criou o Fundo de Emergência Escolar. Faltava a criação de uma estratégia global espelhada no Projecto Local de Educação apresentado.
“Este projecto permite termos uma estrutura e uma estratégia para a educação, e permite fazer a correlação com os ‘players’ da educação no concelho de Vizela e uma correlação para o exterior, com todos os que podem ajudar a criar condições para uma padronização da evolução de todas as escolas do concelho”, indicou Victor Hugo Salgado.
O autarca vizelense acrescentou que o documento vai permitir novas dinâmicas no sector da educação.
“Adivinham-se novas dinâmicas e uma nova reorganização fundamental para que haja uma evolução da sociedade de Vizela, a começar nas escolas”, considerou Victor Hugo Salgado.
O Projecto Educativo Local foi coordenado por António Rochette, professor da Faculdade de Letras da universidade de Coimbra.
António Rochette considerou essencial a participação da comunidade escolar na elaboração do Plano Local de Educação.
“Este projecto tem que ser obrigatoriamente discutido com os mais jovens. Queremos conversar com os alunos nos próximos tempos. Os alunos têm que nos ajudar a construir melhores projectos”, frisou António Rochette.
O coordenador do projecto frisou ainda que “tomamos em conta os projectos das escolas e dos agrupamentos de escolas e juntamos tudo numa ideia capaz de preparar o futuro das escolas do concelho”.
O plano assenta em dois volumes, um sobre o diagnóstico aos estabelecimentos de ensino e outro com a estratégia a seguir.
Os pontos estratégicos são a reorganização dos espaços escolares, a promoção da escola inclusiva, a aposta na qualificação e na inovação, a valorização da comunidade e gestão eficaz dos recursos e a educação integral e oportunidade de aprendizagem ao longo da vida.
António Rochette aproveitou a ocasião para desafiar a Câmara Municipal de Vizela a proceder a uma monitorização constante da aplicação do Plano Local de Educação.
Dirigindo-se às dezenas de alunos presentes no Auditório Municipal Manuel Ferreira, o professor universitário pediu que lhe façam chegar os efeitos da aplicação do plano no prazo de aproximadamente dois meses.
Na mesma sessão, António Rochette deu conta de que Vizela “é o primeiro município do pais em que encontro um crescimento da população escolar do primeiro cíclo do ensino básico.”
29 Março 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário