Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Projecto EcoMov alarga-se a idosos e alunos do ensino secundário
Centro de Atletismo de Famalicão será “dos melhores do país”

Projecto EcoMov alarga-se a idosos e alunos do ensino secundário

Concessão de regalias sociais a bombeiros de Arcos de Valdevez em consulta pública

Projecto EcoMov alarga-se a idosos e alunos do ensino secundário

Braga

2024-07-25 às 09h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Promover a literacia ambiental e sensibilizar para a sustentabilidade são objectivos do projecto ‘EcoMov’ que começou nas escolas e que a Câmara Municipal quer alargar a outros públicos.

Citação

O Município de Braga vai alargar o projecto ‘EcoMov’ a alunos dos ensinos secundário e profissional no próximo ano lectivo, depois das reacções positivas que a iniciativa do pelouro do Ambiente tem vindo a registar entre as comunidades educativas do pré-escolar e do ensino básico.
O alargamento do público-alvo do ‘EcoMov’ foi assumido ontem pelo vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, à margem de uma sessão do ‘EcoMov Sénior’ com utentes do lar e do centro de dia da Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Nogueiró (ASCREDNO). Após três anos lectivos a funcionar em jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico, e dois anos junto de alunos de escolas do 2.º e 3.º ciclos, o ‘EcoMov’ chegou este Verão aos idosos utentes de instituições particulares de solidariedade social do concelho, tendo como foco a importância na reciclagem e a reutilização de matérias.
Assim, orientados por uma equipa da associação ‘Bioa- venturas’, uma das três parceiras do Município de Braga no ‘EcoMov’, quatro dezenas de idosos institucionalizados na ASCREDNO ocuparam a manhã de ontem com a construção de jogos de tabuleiro e instrumentos musicais com recurso a materiais usados.
A bióloga Flávia Alves, uma das fundadoras da ‘Bioaventura’, destacou a importância deste tipo de actividades junto de uma faixa da população que está desperta para a necessidade da reutilização dos materiais, já que viveram um tempo em que “do nada se fazia tudo”. Joana Silva, animadora social na ASCREDNO, relevou, por seu lado, o contributo das actividades desenvolvidas no âmbito projecto ‘EcoMov’ para a “interacção social e a estimulação sensorial, cognitiva e motora” dos idosos envolvidos.
“O nosso objectivo é sensibilizar e fazer chegar ao maior número de pessoas possível a mensagem da reciclagem”, declarou o vereador do Ambiente, ciente do não cumprimentos dos objectivos definidos a nível da União Europeia quanto à redução de resíduos enviados para aterro.
Tendo como parceiras na execução a ‘BioAventuras’, a ‘Pegadas do Brincar’ e a ‘Vincular’, entidades que promovem actividades ao ar livre e o contacto com a natureza, o projecto ‘EcoMov’ na sua versão sénior, desenrola-se em 25 sessões até meados do mês de Agosto. O vereador Altino Bessa afirmou ontem tratar-se de um projecto de educação ambiental “inovador e transversal”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho