Ricardo Rio quer alargar ‘Juntos por Braga’
2023-04-09 às 13h00
Três investigadoras da Escola de Medicina da Universidade do Minho estão a acelerar o processo de selecção de fármacos pro-missores para o tratamento de doenças raras, como ataxias. Projecto venceu o SpinUM- Concurso de Ideias de Negócio da UMinho.
Três investigadoras da Escola de Medicina da Universidade do Minho estão a acelerar o processo de selecção de fármacos promissores para o tratamento de doenças raras, como ataxias. O projecto de Joana Sousa, Andreia Castro e Patrícia Maciel venceu, recentemente, o SpinUM- Concurso de Ideias de Negócio da UMinho. As cientistas estão entretanto a criar a start-up ‘Screen4Health’, pretendendo captar investimento e chegar em breve ao mercado.
Em comunicado, a universidade explica que as cientistas partem do C. elegans, um minúsculo verme do solo e da água que permite mimetizar doenças humanas, “ajudando assim a identificar compostos promissores na supressão de doenças neurológicas raras, com ensaios automatizados e cientificamente validados”. A metodologia procura compostos com alta probabilidade de serem eficazes em contexto clínico e só estes serão testados em organismos mais complexos, acelerando a translação para a fase clínica e a eventual descoberta de tratamentos para aquelas doenças.
“Garantimos redução temporal e monetária às empresas farmacêuticas na fase pré-clínica”, sublinha Joana Sousa.
A equipa pesquisa no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da UMinho, em Braga, e viu esta necessidade de mercado após estudar a ataxia espinocerebelosa do tipo 3. Adoptou então o conceito de serviços e testará novos fármacos, compostos naturais e readequará fármacos já aprovados para outros fins terapêuticos (repurposing).
Recorde-se que o SpinUM distingue, anualmente, ideias de negócio de qualquer área científica ligadas à UMinho. O concurso tem tido atenção crescente de investidores e vários dos projectos conquistaram depois os principais prémios de inovação do país. Na presente edição foram atribuídos 9.000 euros em valor monetário e serviços de apoio à propriedade industrial para os autores classificados em 1.º, 2.º e 3.º lugar. As outras ideias do pódio foram um preditor de risco de quedas e uma caixa de alta segurança para instrumentos musicais. Esta iniciativa lançada pela interface TecMinho é cofinanciada pela rede UI-CAN, no âmbito do programa Compete 2020/Portugal 2020, e pelo Fundo Social Europeu.
26 Setembro 2023
24 Setembro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário