Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Projecto ‘Apoio à Vida Independente’ apoia integração de portadores de deficiência
Braga: Operação de combate ao tráfico de droga

Projecto ‘Apoio à Vida Independente’ apoia integração de portadores de deficiência

Academia do Bacalhau entrega roupa a instituições vianenses

Braga

2019-06-12 às 13h00

Miguel Viana

Projecto é da responsabilidade da Associação Pais-em-Rede e prevê a criação de assistentes pessoais que vão dar apoio às pessoas portadoras de deficiência nas mais variadas situações do dia-a-dia.

A Pais-em-Rede - Associação .deu a conhecer ontem, publicamente, o projecto ‘Apoio à Vida Independente’. Trata-se de um projecto que tem como finalidade criar condições de independência dos portadores de deficiência, de forma a evitar a institucionalização.

“É um projecto-piloto que se destina a desenvolver uma forma de dar apoio aos projectos de vida das pessoas com deficiência. Por oposição às instituições, a ideia do Movimento de Apoio à Vida Independente é que as pessoas possam ter o seu projecto de vida, apoiadas para que o concretizem. Podem ter apoio em tarefas domésticas, nos cuidados pessoais, ou em idas à comunidade”, realou Júlia Serpa Pimentel, presidente da Pais-em-Rede - Associação.

O projecto prevê a criação da profissão de assistente pessoal. “Este profissional, demarcando-se do cuidador , como do técnico de serviços de apoio ao domicílio, parte de um planeamento individual da pessoa com deficiência e trabalha a sua autonomia”, explicou Maria Clara Costa, directora técnica do Centro de Vida Independente de Braga.

No distrito de Braga está a ser dada a formação a cerca de 30 pessoas que se vão tornar assistentes pessoais de pessoas portadoras de deficiência.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, considerou que o projecto da Pais-em-Rede - Associação “dá resposta às preocupações das famílias” e permite “uma sociedade mais inclusiva”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.