Site do Município de Cerveira é o melhor e mais acessível aos cidadãos
2019-09-17 às 10h24
Mais de meia centena de famalicenses vão juntar-se em palco para uma performance de fusão musical única e completamente genuína. O projecto comunitário é apresentado, domingo, em Bairro.
Mais de meia centena de cidadãos famalicenses vão juntar-se em palco para uma performance de fusão musical única e completamente genuína.
O espectáculo que vai realizar-se no próximo domingo, dia 22, a partir das 18.30 horas, na Quinta Pedagógica do Centro Social e Cultural de S. Pedro de Bairro e é o primeiro resultado do projecto Aldeias em Festa, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão através da Comissão Social Interfreguesias de Bairro, Carreira, Bente, Delães, Ruivães e Novais.
Os músicos são cidadãos destas freguesias do concelho e reúnem desde pessoas com 90 anos de idade a jovens adolescentes; amadores e profissionais, iniciantes e pessoas que nunca fizeram música, de qualquer idade ou proveniência. Em comum tem apenas o gosto pela música, pela arte e pela tradição.
O projecto que parte de um trabalho realizado com a comunidade, iniciado em Abril deste ano, visa a recriação de sonoridades de vários instrumentos musicais tradicionais em conjugação com outros menos convencionais e as músicas resultam desta mescla de experiên- cias artísticas, mas também no contributo pessoal de cada participante.
Por detrás do espectáculo e como ponto de união de todo este projecto está uma equipa artística, experiente no trabalho com as diversas formas de música e com comunidades heterogéneas. Trata-se da equipa ‘Onda Amarela’, com Ricardo Baptista músico, especializado em trabalho com comunidades, e Ana Bragança gestora cultural, especializada em projectos de mediação e envolvimento comunitário.
A partilha de experiência dos participantes envolvidos, os seus locais, hábitos e tradições constitui uma caraterística distintiva do projecto. O território e as suas tradições surgem assim como elo de união entre artistas, comunidades e público, representando também um papel muito importante no imaginário de toda a performance e na criação da música.
Para além da participação dos cidadãos anónimos, foram ainda convidados agrupamentos musicais diversos do território, como bandas de garagem, ranchos folclóricos, bandas filarmónicas, grupos corais, entre outros.
O primeiro espectáculo acontece no próximo domingo, iniciando-se pelas 14.30 horas, com várias fases de ‘ensaio geral/soundcheck’ que decorrerão no palco de forma faseada durante a tarde, estando o público convidado a assistir a este processo. Enquanto isso, é possível visitar a quinta, as famílias poderão fazer o seu piquenique e os mais novos dedicar-se a jogos.
O concerto terá início às 18.30 horas, aproveitando a luz do final de tarde, que tem um efeito fantástico sobre as árvores do bosque.
Depois da primeira apresentação, o espectáculo irá tornar-se itinerante por diversas freguesias do concelho, sendo que poderão sempre entrar novos participantes e reinventar-se novas sonoridades.
Refira-se que Aldeias em Festa enquadra-se no ‘Há Cultura’ um projecto de programação e criação cultural descentralizada criado para que haja em todo o concelho um maior e melhor acesso à cultura. Esta iniciativa vai gerar uma agenda cultural periódica descentralizada que levará eventos culturais diferenciadores e participativos às diferentes freguesias de Famalicão e fomentará a qualificação e criação local.
05 Dezembro 2019
05 Dezembro 2019
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Deixa o teu comentário