Feira de S. Miguel preserva tradição na Praça D.Maria II
2022-03-24 às 06h00
Comemorações decorrem em Portugal e no Reino Unido até meados do próximo ano. Programa variado permite estabelecer parcerias com alunos de artes de escolas bracarenses e de Londres, na Inglaterra.
A cidade de Braga vai servir de palco às comemorações dos 650 anos da Aliança entre Portugal e o Reino Unido, que vão decorrer até meados do próximo ano, sob a designação de ‘Portugal - UK 650’.
O programa composto por várias iniciativas culturais, foi apresentado ontem publicamente, e envolve cerca de uma centena de instituições portuguesas e britânicas.
O primeiro tratado entre Portugal e a Inglaterra foi assinado a 10 de Julho de 1372, em Tagilde (Vizela), e conduziu ao Tratado de Aliança, assinado um ano depois (16 de Junho de 1373), em Londres, na Catedral de S. Paulo. Este tratado mantêm-se em vigor até aos dias de hoje, sendo a aliança diplomática mais antiga do mundo.
Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, revelou que a escolha da capital do Minho para as celebrações, revela “motivo de orgulho e grande satisfação”. O autarca bracarense destacou que no programa “estão particularmente valorizadas as dimensões culturais, demonstrando que a Cultura é sempre uma boa porta para o relacionamento entre os povos e diferentes nações. Num contexto como aquele em que hoje vivemos, no qual é preciso estreitar cada vez mais os laços para lá das nossas fronteiras, tudo o que contribua para revitalizar e afirmar uma relação tão forte como esta, é extremamente importante”.
Katherine Felton, Conselheira Política da Embaixada Britânica em Lisboa, e que representou o Embaixador inglês, destacou que “é uma honra juntarmo-nos a parceiros tão prestigiados na lindíssima cidade de Braga para o lançamento das comemorações dos 650 anos da relação bilateral e de amizade entre portugueses e britânicos, que desejamos continuar a aprofundar no futuro. Estamos muito entusiasmados com o vasto conjunto de iniciativas, que acreditamos que assinalam em Portugal e no Reino Unido, da forma mais distinta a verdadeira essência desta antiga aliança entre os nossos dois países”.
A presidente da iniciativa, Maria João Araújo, frisou que as celebrações visam “celebrar e dar a conhecer a história comum, escrever novos capítulos de amizade, cooperação e comércio. desdesenvolver investigação científica sobre a aliança e promover os valores do tratado fundacional no mundo actual como a paz, a amizade, a verdade, a fidelidade, a constância, a sinceridade, a amabilidade e a solidariedade. Pretendemos que estas comemorações contribuam para uma sociedade mais segura e fraterna e com mais solidariedade internacional”.
Um congresso interdisciplinar e webinars sobre a Aliança, vários projectos de colaboração entre instituições de ambos os países, incluindo um projecto de investigação interdisciplinar, intercâmbios entre escolas, recursos educativos para alunos desde o pré-escolar até ao secundário, uma Gala no Theatro Circo com performances de artistas portugueses e britânicos, o projecto ‘6.50 Trooping the Colour’, desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio, uma nova ópera criada pelo estúdio de ópera do Conservatório de Música Calouste Gulben-kian, são algumas das actividades previstas para as comemorações.
Um dos destaques da programação dos 650 anos da Aliança entre Portugal e o Reino Unido, é o projecto ‘Dança na Perpetuidade’, resultante de uma parceria da Câmara Municipal de Braga com o English National Ballet, de Inglaterra. O projecto, com apresentações em Braga e Londres proporciona “um intercâmbio internacional para jovens e um programa de geminação entre escolas de Braga e Londres. É uma excelente oportunidade de celebrar a aliança através de um projecto de performance em larga escala”, explicou Maria João Araújo, presidente das comemorações. Fleur Derbyshire-Foix, directora do English National Ballet e Laura Harvey, chefe de programas Criativos do English National Ballet explicaram que o projecto envolve seis escolas de dança de Braga, que vão elaborar coreografias assentes nos valores da aliança, uma dança comemorativa com o tema ‘Perpétua Paz e Amizade’, destinada a toda a população. O projecto vai ser apresentado no dia 9 de Julho em Braga e durante o mês em Londres. Em Junho do próximo ano, os jovens bailarinos de Braga vão a Londres para trabalharem em conjunto com os jovens do English National Ballet. Destaque ainda para o projecto estabelecido entre a ‘York City of Media Arts’ e a Braga Media Arts.
“Estamos a desenvolver dois projectos únicos. O projecto colaborativo e artístico ‘Surrounds’ irá envolver estudantes de Braga e de York, abordando a temática do Ambiente. Com Londres, estamos a desenvolver um projecto de parceria com a Guil-dhall School of Music & Drama, em que a arte, a cultura e a criatividade envolverá a comunidade das duas cidades”, explicou Joana Miranda, coordenadora do ‘Braga Media Arts’.
O programa completo das comemorações dos 650 anos da Aliança Portugal - Reino Unido pode ser consultado no sítio da internet https://portugal-uk650.com.
01 Outubro 2023
01 Outubro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário