Correio do Minho

Braga, terça-feira

Programa 5 ao Dia sensibiliza crianças para o Dia da Agricultura
Madeirenses festejaram em Braga título de campeões nacionais de futebol de rua

Programa 5 ao Dia sensibiliza crianças para o Dia da Agricultura

Utentes do GAR de Fafe à descoberta de Esposende

Ensino

2018-03-17 às 17h20

Redacção

Numa sessão em que se assinalou o Dia da Agricultura os conteúdos didáticos e formativos do Programa 5 ao Dia foram, desta vez, enriquecidos com formatos e dinâmicas pedagógicas abordando diversos temas - do prado ao prato.

Realizou-se no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) a 28ª e 29ª sessão, do ano letivo 2017/2018, do PROGRAMA 5 AO DIA, nesta que já é a sua 8.ª edição, a qual contou com a participação de uma centena de alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas EB S. João do Souto e EB S. Lázaro, bem como das crianças do Colégio da Casa do Povo de Tadim.

Na vigésima oitava sessão as crianças da escola EB S. João do Souto foram acompanhadas pelos professores Maria Fernanda Ferreira e Filipe Fonseca, ao passo que as crianças da escola EB S. Lázaro foram acompanhadas pela professora Carla Monteiro e pela assistente operacional Rosa Vieira.

Quanto à vigésima nona sessão, as crianças do Colégio Casa do Povo de Tadim foram acompanhadas pelas educadoras de infância Mónica Cruz, Rosa Maria Martins e Carmo Barbosa, bem como pelas assistentes operacionais Margarida Silva, Sandra Rodrigues e Carla Couto.

Numa sessão em que se assinalou o DIA DA AGRICULTURA os conteúdos didáticos e formativos do PROGRAMA 5 AO DIA foram, desta vez, enriquecidos com formatos e dinâmicas pedagógicas abordando diversos temas - do prado ao prato, designadamente sobre a origem dos produtos agrícolas, práticas e amanhos culturais mais favoráveis ao ambiente, caracterização botânica, formas de conservação e armazenamento dos hortofrutícolas, composição nutritiva dos mesmos e benefícios para a saúde, sendo assim as crianças alertadas para a importância de uma produção agrícola sustentável e proporcional às necessidades populacionais em quantidade, qualidade e acessibilidade.

Neste âmbito a bióloga Liliana Moreira sensibilizou e informou as crianças para o facto de a Agricultura ser um meio necessário para produzir alimentos ricos em nutrientes, aumentar a biodiversidade e a fertilização e vida do solo, bem como para diminuir a fome no Mundo. Informou ainda que a Agricultura nunca deveria contribuir para o aumento da desflorestação, da emissão de CO2, da erosão do solo e da poluição química.
Dentro deste contexto, foi dado particular destaque à atividade de Sementeira da Leguminosa como ponto de partida para salientar a importância da Agricultura sendo as crianças convidadas a levarem para casa as leguminosas que semearam nesta sessão de modo a que, mesmo aquelas que vivem em zonas urbanas, tenham a possibilidade de verificarem o seu desenvolvimento futuro.
No final, as crianças foram ainda incentivadas, principalmente as que residem em zonas urbanas, a transformarem-se em pequenos agricultores através da plantação de hortas urbanas e de varanda, tendo a bióloga dado o exemplo das plantas aromáticas, tais como a salsa, os orégãos, os coentros e a hortelã.
A Visita ao Mercado Abastecedor contou com o especial apoio dos operadores do MARB, Nfrutas e Legumes, Lda.; ABF Comércio de Frutas, Lda.; Frutas S. Bento e Frutas Queirós & Filhos, Lda, que, para além de disponibilizarem os seus espaços de armazenamento e venda de produtos agrícolas, ajudaram as crianças a identificarem as diferentes variedades de produtos hortofrutícolas e as formas de conservação, manuseamento e embalamento.

Recorde-se que PROGRAMA 5 AO DIA é da responsabilidade da Associação 5 AO DIA, sendo apoiado pela Câmara Municipal de Braga em articulação com a DRAPN Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, a DSRN Direção de Serviços da Região Norte, a ARSNorte Administração Regional de Saúde do Norte e a Universidade do Minho.
Na próxima quinta-feira, dia 22 de março, ocorrerá a 30ª sessão que contará com a participação dos alunos das escolas EB S. Lázaro e EB Nogueiró.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.